Senado homenageia policiais civis em sessão especial
O Senado realizou uma sessão especial (RQS 352/2025) em homenagem aos policiais civis. A autora da iniciativa, senadora Leila Barros (PDT-DF), destacou o trabalho desses profissionais na segurança pública e lembrou o Dia do Policial Civil do Distrito Federal, celebrado em 21 de abril. Parlamentares e representantes das forças de segurança presentes à cerimônia defenderam melhorias nas condições de trabalho da categoria.

Transcrição
POR SUGESTÃO DA SENADORA LEILA BARROS, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, O PLENÁRIO FEZ UMA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS POLICIAIS CIVIS. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
A sessão de homenagem aos policiais civil no Senado foi marcada por discursos de reconhecimento ao trabalho dos profissionais em todo o país.
Parlamentares, convidados e representantes da categoria participaram da cerimônia.
Os senadores destacaram a importância dos policiais para a segurança pública e para o enfrentamento diário da criminalidade.
A autora da homenagem, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, ressaltou o simbolismo da data escolhida.
Segundo ela, o evento foi uma oportunidade de agradecer e de refletir sobre as condições de trabalho enfrentadas pelos policiais civis em todos os estados.
(senadora Leila Barros) "Não tem dias ou noites livres, não tem pausa no fim de semana, não tem folga no feriado. O policial civil pode ser acionado a qualquer momento para realizar um trabalho em condições adversas de segurança, muitas vezes com risco à vida. Mas nossos policiais e nossas policiais exercem seu dever com profissionalismo e bravura, guiados e guiadas pelos princípios da proteção à dignidade humana, da hierarquia, da disciplina, da lealdade, da ética e a busca, claro, da verdade."
A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, destacou o papel da categoria na garantia dos direitos da população.
(senadora Damares Alves) "Não tem garantias de direitos humanos sem a Polícia Civil, não tem garantias de direito algum sem a Polícia Civil, não tem segurança pública sem a Polícia Civil e a gente precisa sim estar com o tema o tempo todo na mesa, na busca da valorização, melhores condições de trabalho, equipamentos e o tempo todo, nunca baixar a guarda, quando o tema é proteger quem nos protege."
Durante a sessão, parlamentares reforçaram o compromisso de votar projetos que tragam melhorias para as forças de segurança em todo o país.
O Dia do Policial Civil do Distrito Federal é celebrado em 21 de abril, em referência a Tiradentes, que é considerado o patrono das polícias civis e militares do Brasil.
Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

