Jovens Senadores começam a ser anunciados nos estados
A Comissão Julgadora do Concurso de Redação do Programa Jovem Senador já escolheu os vencedores da edição de 2025. Os novos jovens senadores começaram a ser anunciados nos estados nesta semana. A representante do Rio de Janeiro, Isabelly Montechiari, estava em uma visita da escola ao estande da Livraria do Senado na Bienal do Livro do Rio, quando foi surpreendida pelo resultado do concurso. Os anúncios nos estados devem ser feitos pelas Secretarias Estaduais de Educação até o final do mês. Os jovens senadores, um de cada unidade da federação, vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto.

Transcrição
OS NOMES DOS VENCEDORES DO JOVEM SENADOR 2025 COMEÇARAM A SER ANUNCIADOS NOS ESTADOS
EM AGOSTO, OS AUTORES DAS MELHORES REDAÇÕES SE ENCONTRARÃO EM BRASÍLIA PARA UMA SEMANA DE VIVÊNCIA LEGISLATIVA. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI
Era pra ser só uma visita à Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Quando a estudante Isabelly Montechiari entrou no ônibus da Secretaria de Educação para percorrer 240 quilômetros de Itaocara até a capital fluminense, ela não imaginava que esse passeio mudaria sua vida. Depois de quase sete horas de viagem, os alunos do terceiro ano do colégio estadual Johenir Henrique Viégas chegaram à Bienal e foram conhecer o estande da Livraria do Senado no evento e as mais de 200 publicações disponíveis, vendidas a preço de custo. Durante a visita, assistiram a uma apresentação do funcionamento do Jovem Senador. Isabelly já conhecia o programa. Ela foi a escolhida para representar sua escola no Concurso de Redação que seleciona os jovens senadores. Ela só não sabia que a sua redação tinha ido mais longe.
Lá na comissão julgadora do Senado, eles decidiram que a sua redação foi a melhor redação do Rio de Janeiro. Isabelly, você é a Jovem Senadora do Rio de Janeiro em 2025.
Quem deu a boa notícia foi o coordenador do Jovem Senador, George Cardim. Os vinte e sete vencedores, um de cada unidade da federação, já foram escolhidos pela Comissão Julgadora do Senado Federal e estão sendo anunciados nos estados. Eles vão se reunir em Brasília em agosto, para a Semana de Vivência Legislativa. Vão conhecer melhor o trabalho do Senado e atuar como verdadeiros senadores.
Acabamos então a etapa do Senado em que a banca comissão julgadora leu todas as redações finalistas e escolheu aquelas que foram as vencedoras. Já com o nome desses alunos vencedores, nós entramos em contato com secretarias de educação, que prepararam até o final do mês os anúncios nos estados.
Os professores que orientaram os alunos na produção da redação também são premiados e viajam para a capital federal e participam de uma série de atividades. A professora Fabiola Macedo Alves foi a orientadora de Isabelly, em Itaocara.
Eu orientei da melhor forma que eu podia, porque eu vejo que ela tem esse interesse em conhecer. Ela tem uma visão além dos livros, além da matéria ali que tem que ser estudada. Ela não tá estudando só para o Enem, ela estuda para a vida.
Emocionada, Isabelly falou sobre o que espera da semana de vivência legislativa.
Eu me inscrevi no programa com o intuito de poder adquirir novos conhecimentos, novos aprendizados, e eu sei que eu vou sair de lá riquíssima de conhecimento, de vontade de continuar essa caminhada, essa luta pela educação
A surpresa na Bienal do Livro teve a participação dos jovens senadores de 2024 do Rio de Janeiro, Kaylane Cristhina Bastos, e de Minas Gerais, Davi Baia, que deram as boas-vindas à Isabelly. Kaylane falou sobre a experiência no Jovem Senador.
No programa a gente entra em contato com uma pessoa de cada estado, os jovens de todos os estados do país, e eu acho que isso me impactou de uma forma muito forte, porque sair de um estado de uma cidade pequena e entrar em contato com gente do Brasil todo acaba expandindo tanto a nossa bagagem cultural.
Além do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe já anunciaram seus jovens senadores de 2025. A lista completa dos vencedores será divulgada até o final do mês, no site senado.leg.br/jovemsenador. Da Rádio Senado, Fernanda Nardelli

