Pix Automático chega para modernizar e agilizar pagamentos recorrentes no Brasil
O Pix Automático entra em vigor no dia 16 de junho e promete trazer mais praticidade aos pagamentos do dia a dia. A novidade vai permitir a programação de cobranças recorrentes sem precisar de autorizações repetidas. Com foco em agilidade e segurança, a novidade promete modernizar o sistema de cobranças e pode até substituir boletos e débitos automáticos tradicionais.

Transcrição
UMA NOVIDADE NA FORMA DE EFETUAR NOSSOS PAGAMENTOS ESTÁ CHEGANDO. O PIX AUTOMÁTICO QUE ENTRA EM OPERAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA. A INOVAÇÃO CHEGA PARA OTIMIZAR A FORMA COMO OS PAGAMENTOS RECORRENTES SÃO REALIZADOS NO PAÍS E DEVE FACILITAR E MODERNIZAR A VIDA DOS BRASILEIROS. QUEM NOS TRAZ MAIS DETALHES É A REPÓRTER BIANCA PEREIRA.
O Pix Automático é uma inovação desenvolvida pelo Banco Central que vai permitir pagamentos recorrentes de forma programada e sem a necessidade de autorização manual a cada transação.
Esta novidade promete facilitar o pagamento de mensalidades, assinaturas de serviços e contas recorrentes, tornando o processo mais ágil e prático tanto para consumidores quanto para empresas.
O funcionamento é simples: o usuário vai fazer uma autorização prévia para que os pagamentos periódicos sejam debitados automaticamente por um determinado recebedor apenas uma vez, conforme esclarece Renato Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central.
(Renato Gomes) "Você dá a chave Pix na primeira ocasião, a empresa vai utilizar a sua chave Pix para enviar a notificação de consentimento com a data, com o valor mínimo, et cetera. E a partir daí você não precisa mais se preocupar. E a chave Pix vai dado uma vez."
Além disso, a nova modalidade conta com mecanismos de segurança para garantir transparência e controle total dos pagamentos, como explica Thiago Amaral, especialista e professor da FGV nas áreas de Meios de Pagamento e Fintechs.
(Thiago Amaral) "É importante ressaltar a segurança com o Pix automático, diferente do boleto que pode ser fraudado ou pago por engano, Pix automático ele dá o usuário mais visibilidade e autonomia, uma vez que tudo gerenciado diretamente no aplicativo do banco e os serviços pode ser interrompidos ou cancelados a qualquer momento."
Os especialistas avaliam que o Pix Automático tem potencial para substituir não só o tradicional boleto bancário, como também o débito automático em conta nas transações do dia a dia. Com supervisão de Ana Beatriz Santos, da Rádio Senado, Bianca Pereira.

