Pedido de vista adia novamente votação de piso para médicos e cirurgiões dentistas
A votação do piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas (PL 1365/2022) na Comissão de Assuntos Econômicos foi adiada por um pedido de vista do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT - BA). Ele quer avaliar o novo relatório apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que exclui do reajuste os auxiliares de laboratório e de radiologia. No primeiro parecer, o projeto foi questionado pelo governo por não ter sido acompanhado de estimativa de impacto orçamentário.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS ADIOU A VOTAÇÃO DO PISO SALARIAL PARA MÉDICOS E CIRURGIÕES-DENTISTAS.
O NOVO RELATÓRIO NÃO MENCIONA AUXILIARES DE LABORATÓRIO E DE RADIOLOGIA NO PLANO DE CARREIRA. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
A pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, do PT da Bahia, a Comissão de Assuntos Econômicos adiou a votação do projeto que reajusta o piso salarial e o adicional noturno de médicos e cirurgiões dentistas.
Ele solicitou mais tempo para avaliar o novo relatório apresentado pelo senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que exclui do reajuste os auxiliares de laboratório e de radiologia.
A inclusão das duas categorias, no primeiro parecer, foi questionada pelo próprio governo por não ter sido acompanhada de estimativa de impacto financeiro.
Jaques Wagner citou a dificuldade orçamentária ao justificar o pedido de vista aos profissionais da saúde que acompanhavam a reunião.
(sen. Jaques Wagner)"Nós ainda não chegamos a uma apuração final, até porque nesse segundo relatório o senador retira algumas categorias que estavam incluídas e, portanto, impacta naquilo que vai ser o impacto orçamentário. Eu quero só me dirigir também aos médicos e dentistas aqui presentes, com todo o respeito, eu fui governador, é que a gente vive sempre o drama do cobertor curto. É meritório? É. Como é que está no orçamento? É o drama que a gente vive o tempo todo."
O novo relatório manteve a jornada de 20 horas semanais e o piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas no valor de treze mil, seiscentos e sessenta e dois reais, com reajuste anual pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA.
O impacto estimado na União é de R$ 9,2 bilhões. Ainda segundo a proposta, o adicional noturno sobe de 20% para 50% do valor da hora diurna; com impacto estimado em R$ 71 milhões. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

