Representantes do Brics sobem a rampa do Congresso Nacional na abertura do Fórum Parlamentar
A abertura oficial do Fórum Parlamentar do Brics ocorreu na manhã desta quarta-feira (4) com a presença de 16 delegações parlamentares, entre elas China, Nigéria, Rússia, Egito e Índia. Os representantes de países membros do bloco e nações convidadas subiram a rampa do Congresso Nacional recepcionados pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também participou do evento. Ao lembrar que os 11 países do BRICs representam 40% do PIB mundial, Davi saudou a oportunidade de trocas de experiências entre as nações e construção de soluções para desafios na saúde, inteligência artificial e economia.

Transcrição
DELEGAÇÕES DE 16 PAÍSES, ENTRE MEMBROS DO BRICS E NAÇÕES ASSOCIADAS ESTIVERAM PRESENTES HOJE PELA MANHÃ, NA ABERTURA OFICIAL DO DÉCIMO PRIMEIRO FÓRUM PARLAMENTAR DO BRICS.
PRESIDENTE DO CONGRESSO BRASILEIRO, DAVI ALCOLUMBRE SAUDOU A OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PARLAMENTOS DO SUL GLOBAL, PRINCIPALMENTE SOBRE TEMAS COMO SAÚDE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REPÓRTER PAULA GROBA
A Nigéria, país associado ao Brics foi a primeira delegação a subir a rampa do Congresso Nacional, seguida por outros 15 parlamentares membros de países que participam do décimo primeiro Fórum Parlamentar do Brics. Após a foto oficial com as 16 delegações, entre elas China, Egito, Rússia, e Emirados Árabes - os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Mota, também receberam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Ao lembrar que os 11 países do Brics representam 40% do PIB mundial, Alcolumbre saudou a oportunidade de trocas de experiências entre as nações e construção de soluções para desafios na saúde, inteligência artificial e economia.
Nós estamos falando de 40% do PIB global, de 50% da população mundial e os Brics diretamente ou indiretamente se posicionando no enfrentamento também ao G7. Enfrentamento salutar e que com certeza vai permear o futuro da humanidade.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que o Brasil inova ao promover uma maior participação feminina - com diversos encontros com mulheres parlamentares dos países do bloco. Mota ainda reforçou que o encontro aproxima os países, frente ao cenário mundial de muitos desafios.
Coloca o Brasil num lugar de protagonismo. Muito importante não só do ponto de vista interno do relacionamento do Brics, mas mais ainda no cenário atual de muita instabilidade do ponto de vista mundial principalmente com as decisoes tomadas pelo governo americano nas tarifas.
O lidér da maioria no Senado, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, reforçou a necessidade de união de países do Brics diante de decisões unilaterais que prejudicam as relações comerciais.
Esses episódios que foram gerados unilateralmente a partir de decisões fora de propósito dos EUA terminam por trazer a necessidade para que esses países que formam o BRICS e aqueles que convidados estão possam cada vez mais estarem juntos. Ampliando suas relações comerciais e relações políticas
O Fórum Parlamentar do Brics antecede o encontro de chefes de estado do bloco que acontece no Rio de janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Da Rádio Senado, Paula Groba