Senado entrega prêmio para pessoas que se destacaram na luta pela adoção tardia
A 4ª edição do Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania agraciou pessoas e instituições que desenvolveram ações e iniciativas que estimulam a adoção tardia de crianças e adolescentes. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (29) no Plenário do Senado. A premiação foi resultado de um projeto de resolução, apresentado em 2021, e neste ano homenageou três pessoas e três instituições. A condecoração anualmente na semana do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio.

Transcrição
O SENADO HOMENAGEOU PESSOAS E INSTITUIÇÕES QUE DESENVOLVERAM INICIATIVAS EM PROL DA ADOÇÃO TARDIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A REPÓRTER LANA DIAS TEM MAIS INFORMAÇÕES.
O Senado realizou a 4ª edição do Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania com uma sessão especial no plenário. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira e homenageou pessoas e instituições que desenvolveram ações e iniciativas que estimulam a adoção tardia de crianças e adolescentes. O prêmio considera como tardia a adoção de crianças com mais de três anos de idade, crianças ou adolescentes com irmãos, com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde.
A edição deste ano premiou três pessoas e três instituições. Entre os agraciados, está Alexandre Caetano Rank, pai solo que adotou quatro irmãos. Ele explicou como a adoção dos filhos aconteceu.
(Alexandre Caetano) "Chegando lá, ele olhou pra mim com o olho de tanto amor, de tanto carinho, de tanto pedido de socorro, de me ame, que quando eu conheci os irmãos, que eles estão agora assistindo, eles sabem disso, eu não tive dúvidas nenhuma de que ali estava a minha família."
O Prêmio Adoção Tardia foi resultado de um projeto de resolução, apresentado em 2021, pelo senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo. O senador destacou a importância que o prêmio tem no incentivo à adoção tardia.
(senador Fabiano Contarato) "Que este prêmio seja, a cada ano, uma convocação apaixonada que inflama nossos corações. Que ele inspire políticas públicas que pulsem, com a urgência da vida, famílias que se abram, sem medo, para o milagre da adoção tardia. E uma sociedade que finalmente entenda que nenhuma criança é tardia demais para ser amada."
O Senado promove a cerimônia anualmente na semana do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A escolha dos agraciados é feita pelos senadores que compõem o conselho do prêmio. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

