Comissão de Relações Exteriores escolhe três novas embaixadoras
A Comissão de Relações Exteriores aprovou três novas embaixadoras brasileiras para países da Ásia e América Latina. Daniella Ortega vai representar o Brasil na Malásia e em Brunei Darussalam; Maria Elisa Teófilo de Luna, na Granada; e Vivian Loss Sanmartin, no Camboja. As diplomatas defenderam o fortalecimento das relações comerciais, culturais e políticas com os países. A comissão também aprovou o plano de trabalho para estudar a estratégia brasileira de comércio exterior.

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU O NOME DE TRÊS NOVAS EMBAIXADORAS BRASILEIRAS PARA PAÍSES DA ÁSIA E AMÉRICA DO SUL.
TAMBÉM FOI APROVADO O PLANO DE TRABALHO DO GRUPO QUE VAI DISCUTIR ESTRATÉGIAS PARA O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o nome de três novas embaixadoras do Brasil em países asiáticos e sul americanos. Foram nomeadas Daniella Ortega de Paiva Menezes para a embaixada na Malásia e no Estado do Brunei Darussalam, de forma conjunta; Maria Elisa Teófilo de Luna para Granada, no sul do mar do Caribe; e Vivian Loss Sanmartin para a embaixada brasileira no Camboja.
Daniella Ortega ressaltou a necessidade do diálogo, do intercâmbio e da ampliação dos acordos para fortalecer a presença brasileira no cenário internacional.
(Daniella Ortega de Paiva Menezes): "Trazer benefícios econômicos, tecnológicos, políticos e culturais para o Brasil é o objetivo do nosso trabalho, das nossas embaixadas e missões no exterior. Então, na Malásia, obviamente, estarei dedicada a isso com atividades de promoção comercial, atração de investimentos, promoção de cooperação entre universidades, centros de pesquisa."
Maria Elisa Teófilo de Luna defendeu a ida empresarial à Granada para fomentar o setor comercial da região.
(Maria Elisa Teófilo de Luna): "É preciso que os empresários brasileiros se animem a ir a esses países em missões empresariais e vejam e mostrem, tentem reunir seus produtos . Da nossa parte, nós sempre procuraremos informar na Granada tudo aquilo que nós temos."
Entre Brasil e Camboja, Vivian Loss Sanmartin destacou o fortalecimento das áreas de turismo, agricultura e comércio.
(Vivian Loss Sanmartin): "A cooperação de turismo para fomentar visitas de cambojanos ao Brasil e de brasileiros ao Camboja. Agricultura, o Camboja tem interesse em receber cooperação na área agrícola do Brasil. E comércio, o trabalho a ser desenvolvido é de identificar novas oportunidades."
O senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, parabenizou a escolha das novas embaixadoras mulheres e destacou o papel das diplomatas.
(Astronauta Marcos Pontes): "Parabenizar a indicação, a escolha. Bom, nós vemos embaixadoras representando o Brasil. A função de vocês é muito importante para mostrar o Brasil verdadeiro lá fora. Para a gente poder trazer bons negócios aqui para o Brasil."
O Brasil possui relações diplomáticas, bilaterais, comerciais, políticas e de cooperação com os quatro destinos. A Comissão também aprovou o plano de trabalho do grupo que irá elaborar estudos sobre a estratégia de comércio exterior do Brasil. O foco das ações será em política de fomento à exportação pela União; negociações comerciais bilaterais e multilaterais; e infraestrutura logística para exportação e integração sul americana. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.