Senadores vão fiscalizar preparativos da COP 30 em viagem a Belém
Senadores da subcomissão criada para acompanhar os preparativos da COP 30 aprovaram uma diligência a Belém, nos dias 5 e 6 de junho, com o objetivo de fiscalizar as ações logísticas, sociais e ambientais da conferência, que acontece em novembro na capital paraense. De 10 a 21 de novembro, em Belém, líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil vão se reunir para debater soluções para as mudanças climáticas.

Transcrição
SENADORES DA SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA COP 30 APROVARAM UMA VIAGEM A BELÉM PARA FISCALIZAR OS PREPARATIVOS DA CONFERÊNCIA DO CLIMA, QUE ACONTECE EM NOVEMBRO NA CAPITAL PARAENSE. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
A subcomissão temporária criada no Senado para acompanhar a organização da COP 30 aprovou uma visita a Belém, nos dias 5 e 6 de junho. O objetivo é fiscalizar as ações logísticas, sociais e ambientais para a realização do evento, considerado um dos principais fóruns internacionais sobre mudanças climáticas.
A iniciativa partiu da presidente da subcomissão, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal. Ela destacou que a visita reforça o papel de fiscalização e articulação do Senado, além de promover uma análise técnica sobre os preparativos da conferência.
“Precisamos atuar com protagonismo, acompanhando de perto os preparativos, fiscalizando, debatendo, propondo e contribuindo para que a participação do Brasil esteja à altura do seu papel global. A realização da conferência na Amazônia carrega um simbolismo poderoso: a região amazônica é, ao mesmo tempo, esperança e alerta para a humanidade. O mundo nos observa.”
Além da viagem, os senadores aprovaram a realização de uma audiência pública para debater os preparativos da COP 30. O encontro deve reunir representantes do governo federal, do Pará e da sociedade civil para aprofundar o diálogo sobre os desafios da organização.
O plano de trabalho da subcomissão, elaborado pelo relator, senador Beto Faro, do PT do Pará, prevê ainda outras ações, como a articulação com governos estrangeiros para ampliar o financiamento para o equilíbrio climático.
O senador destacou a importância estratégica da realização da COP 30 no Brasil e na Amazônia, destacando o protagonismo internacional do país na pauta ambiental.
"O evento terá importância decisiva nos esforços multilaterais para o enfrentamento da crise climática e suas repercussões vitais para a humanidade. A decisão da ONU pela realização dessa COP no Brasil e na Amazônia refletiu o reconhecimento do resgate do protagonismo internacional do Governo brasileiro nos temas do clima e do meio ambiente, e da relevância da preservação do bioma amazônico e de suas diversidades étnica e biológica para as ações de restabelecimento da estabilidade do clima"
A subcomissão foi criada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, com prazo de funcionamento de 300 dias. A COP 30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém, reunindo líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater soluções contra as mudanças climáticas.
Com supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

