Senado vai sediar 5ª Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo
A 5ª Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo vai acontecer nos dias 27 e 28 de maio no Senado. O tema desta edição é "Sustentabilidade em Rede: Inovação, Perspectivas Climáticas para Gestão Pública e Agenda 2030", com debates sobre os desafios e as soluções para alcançar um Legislativo mais inovador e eficiente. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário, disponível na página da Rede Legislativo Sustentável, no site do Senado Federal, ou clicando aqui.

Transcrição
A 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE NO LEGISLATIVO IRÁ DEBATER OS DESAFIOS E AS SOLUÇÕES PARA ALCANÇAR UM LEGISLATIVO MAIS SUSTENTÁVEL, INOVADOR E EFICIENTE. O EVENTO ACONTECE AINDA ESTE MÊS, NO SENADO, EM BRASÍLIA. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
Nos dias 27 e 28 deste mês, a Rede Legislativo Sustentável irá realizar a 5ª Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo. O tema deste ano é 'Sustentabilidade em Rede: inovação, perspectivas climáticas para gestão pública e Agenda 2030', com debates sobre os desafios e as soluções para alcançar um legislativo mais sustentável, inovador e eficiente. A Rede Legislativo Sustentável reúne o Senado, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e outras instituições legislativas do Brasil.
O coordenador de Ações Socioambientais do Senado, Humberto Formiga, reforçou que a conferência vai trazer uma reflexão sobre inovações e mudança climática, tópicos que se interligam com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será sediada em Belém, no Pará.
(Humberto Formiga): "A inovação é um tema que se tornou perene quando se discute governança e gestão, porque a evolução tecnológica contínua que vivemos atualmente impõe à administração pública o desafio constante de atualizar seus processos para ganhar eficiência e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. No que tange às perspectivas climáticas, a discussão se insere no contexto mais amplo da realização da 30ª Conferência da ONU sobre o clima."
O evento contará com o lançamento do Sistema Integrado de Monitoramento e Planejamento para o Legislativo Sustentável, uma plataforma que permitirá o monitoramento de dados sobre resíduos, consumo de água, energia, acessibilidade, equidade e outros indicadores do Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade da Administração Pública.
Humberto afirma que o novo sistema irá repercutir na eficiência administrativa e na comparabilidade entre as instituições.
(Humberto Formiga): "Esse é um sistema que permitirá a integração do poder legislativo nacionalmente pela via das ações de sustentabilidade interpretada em sentido amplo, o que inclui a acessibilidade, a equidade e o meio ambiente. O impacto principal dessa integração que a plataforma proporcionará deverá ser observado na ampliação e na padronização dos instrumentos de planejamento, execução e controle das ações administrativas em todas as sistemáticas."
O evento irá acontecer no Auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, em Brasília, e as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível na página da Rede Legislativo Sustentável, no site do Senado. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Marina Dantas.

