30 de agosto deve ser o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança
30 de agosto poderá ser reconhecido como o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança. Aprovada pela Comissão de Segurança Pública, a proposta (PL 3466/2021) deverá seguir diretamente para a sanção presidencial. O senador Jorge Seif (PL-SC) diz que é um reconhecimento do papel desempenhado por essas pessoas na busca de soluções conjuntas entre a comunidade e as forças de segurança.

Transcrição
30 DE AGOSTO PODERÁ SER RECONHECIDO COMO O DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA.
APROVADA PELA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, A PROPOSTA SEGUE PPARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são espaços de participação popular para discutir e analisar problemas de segurança pública e buscar soluções conjuntas entre a comunidade e as forças de segurança.
A Comissão de Segurança Pública aprovou o projeto que reserva a data de 30 agosto como o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança.
O senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, diz que é um reconhecimento do papel desempenhado por essas pessoas.
(senador Jorge Seif) "A celebração do Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança contribuirá para a difusão de informações sobre a importância da função dos CONSEGs, bem como para promover a conscientização acerca da relevância da segurança comunitária. Isso permitirá que a população tenha maior conhecimento sobre como essas entidades operam e como podem se engajar ativamente nas questões de segurança em sua localidade".
Se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto de lei que estabelece 30 de agosto como o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

