Plataforma digital para integrar pesquisa agropecuária é aprovada em comissão
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) a criação de uma plataforma digital para integrar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária (SNPA). O texto prevê maior articulação entre governo, setor produtivo e instituições de pesquisa.

Transcrição
O SENADO DEU SINAL VERDE PARA A CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL VOLTADA À PESQUISA AGROPECUÁRIA.
A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E AGORA SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. HENRIQUE NASCIMENTO.
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou a criação de uma plataforma digital para integrar e modernizar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária..
A proposta, relatada pelo senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, busca fortalecer a articulação entre governo, setor produtivo e instituições de pesquisa.
O senador apontou uma defasagem no atual Sistema, que foi estabelecido há 30 anos pela Lei Agrícola.
"E apresenta-se incapaz de dar a necessária resposta aos desafios que emergem atualmente, tais como a necessidade de aumentar a produtividade e a sustentabilidade da produção agropecuária num contexto de mudanças climáticas e de demanda mundial e nacional crescente por alimentos, fibras e agroenergia.
O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, destacou que grande parte da segurança alimentar mundial se deve aos avanços da pesquisa agropecuária.
E ela é um processo contínuo, que não cessa em nenhum momento, de modo que cada vez mais a gente consiga aproveitar da melhor forma possível os recursos naturais que temos à nossa disposição e que permitem que o Brasil tenha essa produção agropecuária tão expressiva.
A nova plataforma deve reunir dados, resultados de pesquisas e metas de inovação, servindo como base para políticas públicas. A proposta também prevê planos elaborados por órgãos ligados à agricultura, ciência e tecnologia.
O projeto pode seguir para a Câmara dos Deputados, se não houver pedido para votação em Plenário.
Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

