Senado lança plataforma de atendimento em Libras com intérpretes em tempo real
O Senado lançou a Central de Atendimento Remoto em Libras, em comemoração ao Dia da Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa amplia a acessibilidade na comunicação de visitantes, servidores e colaboradores surdos com os serviços oferecidos pela Casa. A central opera por meio de uma plataforma que oferece tradução com intérpretes em tempo real. O acesso à plataforma é disponibilizado por QR Codes impressos em cartões de acesso e posicionados nos principais pontos do Senado.

Transcrição
O SENADO AVANÇA NA ACESSIBILIDADE COM A NOVA CENTRAL DE ATENDIMENTO REMOTO EM LIBRAS, INAUGURADA COM OBJETIVO DE DEIXAR MAIS INCLUSIVA A COMUNICAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NA CASA. REPÓRTER LANA DIAS.
O Senado lançou, na última quinta-feira, a Central de Atendimento Remoto em Libras, em comemoração ao dia da Língua Brasileira de Sinais. A medida proporciona acessibilidade na comunicação de visitantes, servidores e colaboradores surdos com os serviços disponíveis no Senado. A central funciona por meio de uma plataforma que disponibiliza tradução com intérpretes em tempo real.
Para acessar a plataforma, o usuário precisa escanear o QR Code, nos cartões de acesso, e depois terá contato com um intérprete.
O diretor-executivo da Gestão do Senado, Márcio Tancredi, afirma que já há perspectiva para ampliar o serviço da Central de Atendimento Remoto em Libras para navegação pelo site.
A ideia nossa é que isso funcione, não só aqui, mas também na internet, à medida que a casa vá se abrindo e vá se preparando para ser a casa de todos os brasileiros de uma forma bem concreta e não só como um slogan, como um apelo de nível institucional.
Segundo a intérprete Brenda Rodrigues, a implementação da central convida pessoas surdas a participarem das atividades no poder legislativo e reafirma o Senado como local de inclusão.
São vários motivos da importância de um evento como esse, mas principalmente para mostrar à comunidade surda que o Senado é acessível, que o Senado é um lugar que eles podem vir. Eles podem vir para assistir sessões, eles podem vir para visitar e conhecer o que Brasília e o Brasil têm de melhor.
O QR Code de acesso à central já está disponível na biblioteca do Senado, nas portarias e nas recepções dos gabinetes. Não é necessário agendamento prévio para o atendimento remoto em Libras. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

