Dia Nacional do Brega é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
A Comissão de Educação (CE) aprovou o projeto (PL 5616/2023), da Câmara dos Deputados, que cria o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado anualmente no dia 14 de fevereiro. A data escolhida homenageia o cantor pernambucano Reginaldo Rossi, um dos maiores ícones do gênero, nascido na mesma data, em 1944. A relatora da matéria, senadora Augusta Brito (PT-CE), destacou que o brega tem grande relevância na cultura brasileira e expressa com intensidade as emoções populares.

Transcrição
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROJETO DE LEI QUE CRIA O DIA NACIONAL DO BREGA.
A PROPOSTA, QUE JÁ PASSOU PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS, AGORA SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE PAULO BARREIRA.
Poucos estilos musicais exploram tão bem a alma quanto o brega. Suas canções falam de amores, saudade e desilusões, mas também celebram a alegria e a paixão intensa, sempre com aquele toque dramático e envolvente que fazem toda diferença. Não é à toa que o brega conquistou fãs em todo país e atravessa gerações, construindo um legado de décadas. Com raízes populares e uma identidade marcante, o gênero musical nasceu nas periferias, cresceu nos bares e festas de subúrbio e ganhou espaços nos palcos e na televisão.
Foi pensando nesse reconhecimento que a Comissão de Educação aprovou o projeto que pretende criar o Dia Nacional do Brega, a ser celebrado todo dia 14 de fevereiro. A data presta homenagem ao cantor pernambucano Reginaldo Rossi, um dos maiores ícones do gênero, nascido em 1944. Conhecido por todos como o “Rei do Braga”, Rossi se destacou na música brasileira com clássicos como “Garçom”, “A Raposa e as Uvas” e “Quando Você Foi Embora”, conquistando o grande público com sua voz marcante e sua interpretação inconfundível.
Para a relatora da proposta, senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, o brega vai além de um simples gênero musical: ele representa a identidade cultural profundamente enraizada no país, sendo um reflexo dos sentimentos e vivências do povo brasileiro, e que merece seu devido reconhecimento.
(sen. Augusta Brito) "A importância do brega para a identidade nacional está justamente em sua capacidade de contar o Brasil real, com incontestável relevância na formação da identidade nacional. O brega abraça o drama popular sem pudor, não disfarçando a emoção. Por isso é tão brasileiro. É uma cultura que não pede desculpa por sentir demais".
A proposta foi aprovada em decisão final na Comissão de Educação e pode ir direto para a sanção, a menos que algum senador peça também a votação em Plenário. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.