Turismo cívico pode se tornar atividade complementar escolar
Um projeto de lei (PL 3903/2020) em análise na Comissão de Educação do Senado pretende considerar atividades de turismo cívico como complemento da carga horária letiva na educação básica federal. De acordo com o texto, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio terão a oportunidade de conhecer locais simbólicos, como o Congresso Nacional, em Brasília. O autor da proposta, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), defendeu que a proposta irá promover maior turismo pelo país.

Transcrição
UM PROJETO DE LEI QUER LEVAR ESTUDANTES PARA APRENDER HISTÓRIA FORA DA SALA DE AULA, COM VISITAS A PONTOS TURÍSTICOS IMPORTANTES DO BRASIL.
A PROPOSTA QUE INCENTIVA O TURISMO JOVEM POR PONTOS SIMBÓLICOS DO PAÍS SERÁ ANALISADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
Um projeto de lei pretende considerar atividades de turismo cívico como complemento da carga horária letiva na educação básica federal. De acordo com o texto, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio terão atividades didáticas de aprendizado sobre a história do Brasil por meio de visitas a pontos turísticos que contribuíram para o desenvolvimento sociocultural do país.
Caso o projeto vire lei, importantes pontos turísticos como o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, o Palácio dos Leões, em São Luís, e o Congresso Nacional, em Brasília, poderão ser mais visitados pelo público jovem.
O autor da proposta, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, defendeu que, além de engajar o público jovem, o projeto irá promover o turismo pelo país.
(Izalci Lucas): "Nós temos que incentivar os nossos jovens nas escolas a conhecer um pouco mais a sua cidade, a capital do seu estado, a capital do seu país. O ideal é que todos os estudantes conhecessem aqui, Brasília, que é a capital de todos, e que é um museu a céu aberto que muita gente não conhece. Incentiva realmente o turismo."
O projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei da Política Nacional do Turismo está em análise da Comissão de Educação e Cultura. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

