Documentário “Quando Elas Se Movimentam” será lançado na próxima terça-feira, em Brasília
A sessão de estreia acontecerá na próxima terça-feira (25) no Cine Brasília, às 18h30, com entrada gratuita. Após a exibição, haverá um debate com as protagonistas do documentário e convidadas, entre elas a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. O documentário retrata a trajetória de três mulheres negras que desafiaram barreiras e conquistaram espaços de transformação na sociedade. Dirigido pela cineasta Susanna Lira, o filme destaca histórias de resistência, superação e protagonismo feminino.

Transcrição
O SENADO LANÇA, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, O DOCUMENTÁRIO “QUANDO ELAS SE MOVIMENTAM”, UMA PRODUÇÃO DA TV SENADO QUE DESTACA A RESILIÊNCIA E FORÇA DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS. O EVENTO DE ESTREIA É EM BRASÍLIA, COM ENTRADA GRATUITA. A REPORTAGEM É DE PAULO BARREIRA.
(Benedita da Silva) “Queremos proclamar a nossa abolição, não é ódio, nem rancor, apenas um grito de liberdade”.
Do interior de Minas Gerais para a magistratura. Do quilombo para a universidade. Dos palcos do teatro para a militância. Essas histórias, que carregam lutas, conquistas e resistência são contadas no documentário “Quando Elas Se Movimentam”, dirigido pela cineasta Susanna Lira e produzido pela TV Senado.
O filme acompanha a trajetória de três mulheres negras que desafiaram as estatísticas, conquistaram espaços de transformação social e escreveram suas próprias narrativas, abrindo caminhos para outras gerações.
Após a exibição do documentário, o evento trará um debate com as protagonistas e convidadas, entre elas, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. Para Érica Ceolin, diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado e mediadora do debate, a produção não apenas conta histórias individuais, mas resgata a trajetória coletiva de mulheres negras que desafiaram as barreiras impostas ao longo da história e, com isso, ajudaram a transformar a sociedade.
(Érica Ceolin) “Com esse documentário a gente pretende mostrar um pouquinho do resgate da história dos direitos no país que o Congresso Nacional proporciona. Então quando a gente mostra um documentário que conta a história dos direitos da sociedade pelo olhar dessas mulheres, nós entendemos como o parlamento pode cumprir um papel fundamental que é tornar a sociedade brasileira mais equânime e mais justa para todos nós”.
A diretora da Secom reforça o convite ao público para a estreia do documentário.
(Érica Ceolin) “Quando ela se movimentam é um filme sensível e cheio de conhecimento, e eu convido você, que nos escuta agora, a assistir esse filme e participar de um debate. A gente vai ter lá, inclusive, personagens que participaram e contaram a própria história nesse filme. Até lá!”.
“Quando Elas Se Movimentam” faz parte das ações comemorativas desenvolvidas pelo Senado Federal em celebração aos seus 200 anos de existência. O evento de estreia do documentário ocorrerá na próxima terça-feira, dia 25, às 18h30, no Cine Brasília, na Capital Federal, com entrada gratuita. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.