Ícone do atletismo, João do Pulo vai ter o nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
A Comissão de Esporte aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto (PL 3958/2023), que inscreve o nome de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Nos Jogos Pan Americanos de 1975, o atleta ganhou o ouro no salto em distância e estabeleceu um novo recorde mundial no salto triplo. João do Pulo foi bronze nas Olimpíadas de Montreal, em 1976, e bicampeão nos Jogos Pan-Americanos de 1979. O projeto com a homenagem vai à sanção presidencial.

Transcrição
A COMISSÃO DE ESPORTE APROVOU O PROJETO QUE INCLUI O NOME DE JOÃO DO PULO NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA.
O ATLETA FOI MEDALHISTA OLÍMPICO E RECORDISTA MUNDIAL DO SALTO TRIPLO. REPÓRTER PEDRO PINCER.
A Comissão de Esporte aprovou o projeto de lei do deputado Jonas Donizette, do PSB de São Paulo, que inscreve o nome de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Nascido em 1954, em Pindamonhangaba, no interior paulista, o atleta conquistou o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo aos 19 anos. Nos Jogos Pan Americanos de 1975, na Cidade do México, ganhou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de oito metros e dezenove centímetros. No mesmo evento, inscreveu seu nome na história ao estabelecer um novo recorde mundial no salto triplo: dezessete metros e oitenta e nove centímetros. João do Pulo foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 e bicampeão nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em Porto Rico, no salto triplo e no salto em distância, totalizando um tetracampeonato pan-americano. Mas em 1971, encerrou a carreira após amputar a perna direita em decorrência de um acidente automobilístico. Após isso, dedicou a vida aos estudos em educação física e à política, sendo eleito deputado estadual em São Paulo pelo Partido da Frente Liberal em 1986. João do Pulo morreu em 1999, no dia seguinte ao seu aniversário de quarenta e cinco anos, devido a cirrose hepática e infecção generalizada. A presidente da Comissão de Esporte, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, disse que acompanhou a carreira de João do Pulo.
Eu ainda era uma garota, uma adolescente, quando João do Pulo já trazia tantas alegrias, tanto reconhecimento, tantos títulos para o Brasil. Justo e ao mesmo tempo me cito uma privilegiada de estar hoje como presidenta dessa casa, escrevendo merecidamente João Carlos de Oliveira, João do Pulo no Livro dos Heróis e Heroínas da pátria.
O projeto segue agora para a sanção presidencial. A Comissão de Esporte decidiu discutir estratégias de combate ao sedentarismo e de prevenção à obesidade, além do controle e da fiscalização sobre as plataformas de jogos online. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.