Subcomissão vai acompanhar os preparativos da COP 30
A Comissão de Meio Ambiente aprovou a criação de uma subcomissão temporária para acompanhar, ao longo de 300 dias, os preparativos da COP 30, Conferência do Clima das Nações Unidas, que este ano tem como sede a cidade de Belém, no Pará. A autora do requerimento, senadora Leila Barros (PDT-DF), destacou que o mundo todo espera por avanços na implementação do Acordo de Paris, sobretudo, no financiamento climático. Ela sugeriu o nome do senador Beto Faro (PT-PA) como relator da subcomissão.

Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU A CRIAÇÃO DE UMA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR OS PREPARATIVOS DA COP 30. REPÓRTER CESAR MENDES.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é um encontro anual de líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de mitigação e enfrentamento das mudanças climáticas. A COP 30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém do Pará, o que coloca o Brasil em posição de destaque no contexto das discussões globais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. De acordo com a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, autora do pedido de criação de uma subcomissão temporária para acompanhar os preparativos do evento, nosso país tem uma enorme responsabilidade porque o mundo espera que a COP 30 traga avanços concretos na implementação do Acordo de Paris, especialmente no financiamento climático, na adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e no fortalecimento de compromissos nacionais. Por isso, segundo ela, a subcomissão terá um papel estratégico para a articulação dos diferentes níveis de governo, a fiscalização das ações preparatórias e a promoção de debates que garantam a transparência e a eficiência na organização do evento. O senador Beto Faro, do PT do Pará, declarou apoio ao pedido de criação do colegiado e destacou a proximidade da data do evento.
(senador Beto Faro) ''Nós estamos muito próximos da realização da COP30, onde o Governo Federal, os organismos todos, estão preparando não só do ponto de vista do local para receber as várias delegações do mundo, para debater essa questão tão importante para a sociedade, que são as mudanças climáticas; como também uma série de políticas que estão sendo já adotadas, como o resultado disso a diminuição do desmate no Brasil; então, (estamos) um momento extremamente importante para o debate dessas questões climáticas no mundo.''
A nova subcomissão vai funcionar por 300 dias, com sete titulares e deverá ter Beto Faro como relator. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.