Portal e-Cidadania bate recorde de engajamento em eventos interativos no Senado
O Portal e-Cidadania alcançou recorde de engajamento em eventos interativos em 2024. Ao registrar um aumento de quase 50% no volume de comentários e perguntas enviadas e um crescimento de 58,9% no número de participantes. Ao longo do ano, mais de 69 mil perguntas e comentários foram encaminhados por cidadãos. No total, quase 29 mil pessoas participaram dessas interações.

Transcrição
O PORTAL E-CIDADANIA BATEU RECORDE DE ENGAJAMENTO EM EVENTOS INTERATIVOS EM 2024, REGISTRANDO UM AUMENTO DE CINQUENTA E OITO VÍRGUL A NOVE POR CENTO NO NÚMERO DE PARTICIPANTES.
QUASE 29 MIL PESSOAS ENVIARAM COMENTÁRIOS E PERGUNTAS DURANTE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, SABATINAS, SEMINÁRIOS, SESSÕES DE DEBATES TEMÁTICOS E OUTROS EVENTOS PROMOVIDOS PELO SENADO. A REPORTAGEM É DE ISABEL CRISTINA
Ao longo de 2024, mais de 69 mil perguntas e comentários foram encaminhados por cidadãos em audiências públicas, sabatinas, seminários, sessões de debates temáticos e outros eventos que aconteceram no Senado. No total, quase 29 mil pessoas participaram dessas interações, um recorde para o e-Cidadania.
O programa incentiva a participação ativa dos cidadãos nas atividades do Senado Federal, oferecendo diversas ferramentas de interação. Além da possibilidade de enviar perguntas e comentários aos senadores, a plataforma permite que qualquer pessoa possa apresentar sugestões de projetos de lei. Também conta com as Consultas Públicas, onde a população expressa se concorda ou não com as proposições que estão em análise nas comissões e Plenário do Senado. Outra ação importante são as Oficinas Legislativas, que oferecem material didático para que professores promovam atividades sobre o Poder Legislativo em sala de aula.
O coordenador e-Cidadania, Alisson Bruno, acredita que o recorde de interação direta alcançado pelo Portal no ano passado traz benefícios tanto para o cidadão quanto para o Senado Federal:
“A participação nos eventos tem esse efeito imediato. As pessoas conseguem perceber o efeito da sua participação no próprio evento, sem que demore dias ali. Então, durante o próprio evento, o cidadão consegue ouvir o seu nome sendo mencionado, sua pergunta sendo lida e, eventualmente, sendo respondida. Além disso, a TV Senado exibe na tela da transmissão a pergunta e o nome do cidadão, conforme o senador faz essa leitura.”
Alisson disse também que, para otimizar essa interação, foram adaptados recursos de inteligência artificial:
“Então, nós usamos a IA para verificar quais e quantas perguntas foram respondidas e destacar o momento em que essa pergunta foi respondida durante a fala das autoridades e palestrantes nesses eventos. Assim, o cidadão que participou ele terá acesso ao ponto exato em que a pergunta dele foi respondida.”
Para fazer um comentário, uma pergunta ou apresentar uma ideia de projeto de lei acesse senado.leg.br/ecidadania. Quem não tem acesso à internet pode participar pelo telefone 0800 061 2211. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Isabel Cristina.

