Paim comemora ampliação de prazo para que famílias atingidas por enchentes no RS recebam auxílio
O prazo para que as prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrem as famílias que ainda não receberam o Auxílio Reconstrução foi ampliado pelo governo até o dia 1º de março. O benefício, no valor de R$ 5,1 mil, é pago em parcela única e auxilia as famílias atingidas pelas enchentes do ano passado. A decisão foi comemorada pelo senador gaúcho Paulo Paim (PT-RS), que destacou a importância de garantir esse apoio a todas as vítimas das chuvas.

Transcrição
O SENADOR PAULO PAIM COMEMOROU A AMPLIAÇÃO DO PRAZO PARA QUE AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES DO ANO PASSADO NO RIO GRANDE DO SUL RECEBAM O AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO. REPÓRTER PAULO BARREIRA.
O governo federal ampliou até o dia 1º de março o prazo para que prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrem famílias gaúchas que ainda não receberam o Auxílio Reconstrução. O benefício, no valor de R$ 5,1 mil, é pago em uma única parcela e pode ser usado pelas famílias como quiserem, seja para compra de móveis, eletrodomésticos ou outros itens que julguem necessários.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, elogiou a medida, destacando que ela garante mais tempo para que todas as famílias afetadas sejam atendidas. Segundo Paim, a atuação conjunta entre os governos têm sido essencial para superar os desafios e garantir resultados concretos nas ações de reconstrução do estado.
(senador Paulo Paim) “Sem sombra de dúvida, o Rio Grande do Sul tem sido beneficiado com o governo para ajudar na reconstrução do estado. O governo federal, estadual e municipal trabalham junto para conseguir, com essa parceria, ajudar efetivamente na reconstrução."
O Auxílio Reconstrução foi criado em maio de 2024 para apoiar as famílias desabrigadas pelas enchentes que atingiram o estado. Nessa nova fase, terão direito ao benefício apenas as famílias que foram acolhidas em abrigos públicos durante as enxurradas e que, por algum motivo, não conseguiram realizar o cadastramento dentro do prazo inicial e, consequentemente, ainda não receberam o auxílio. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

