Senado recebe presidente e premiê de Portugal nesta terça-feira
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebe nesta terça-feira (18) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro. As autoridades estão no Brasil para a 14ª Cimeira Luso-Brasileira, que acontece na quarta-feira (19), quando devem assinar diversos acordos bilaterais com o governo brasileiro. Entre os temas da pauta, estão denúncias de ataques xenófobos a brasileiros que moram em Portugal.

Transcrição
O PRESIDENTE DO SENADO VAI RECEBER, NESTA TERÇA-FEIRA, A VISITA DO PRESIDENTE DE PORTUGAL, MARCELO REBELO DE SOUSA.
ELE VEIO AO BRASIL PARA A DÉCIMA QUARTA CIMEIRA LUSO-BRASILEIRA, ONDE DEVE ASSINAR UMA SÉRIE DE ACORDOS BILATERAIS E DISCUTIR ATAQUES XENÓFOBOS A BRASILEIROS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
Após receber o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai se encontrar em Brasília com diversas autoridades. Ele e o primeiro ministro português, Luís Montenegro, serão recebidos pelo presidente Davi Alcolumbre, pelo presidente da Câmara, Hugo Motta e do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, em agendas separadas. Na quarta-feira, as autoridades portuguesas participam da 14ª Cimeira Luso-Brasileira, onde devem assinar diversos acordos bilaterais com o Governo Brasileiro. É o que esclarece o Embaixador Flávio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores.
Podemos antecipar que será um número expressivo. Eles se encontram em fase de conclusão, de negociação, a maioria deles, e devem cobrir várias áreas importantes, como saúde, ciência e tecnologia, economia e, enfim, esperamos ter um resultado importante nessa entrega de atos bilaterais.
É esperada a assinatura de acordos comerciais e de troca de informações sobre antecedentes criminais de alvos de investigação policial. Os dois países também defendem a realização do acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia e a defesa do Português como língua oficial da ONU. Outro tema central na pauta, segundo o Itamaraty, é a situação da comunidade brasileira em Portugal e as denúncias de racismo e xenofobia. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros vivem em Portugal, formando a segunda maior comunidade brasileira no exterior, como lembrou o embaixador Goldman.
É realmente um tema de atenção prioritária para o governo brasileiro, o bem-estar da comunidade brasileira e, naturalmente, uma atenção especial aos casos de xenofobia e de discriminação racial, sempre enxergados à luz da prioridade atribuída pelo governo brasileiro aos direitos humanos de uma forma geral.
O presidente e o premiê portugueses vêm acompanhados de uma delegação com cerca de 10 ministros, que vão se encontrar com os colegas brasileiros de cada área para discutir novas possibilidades de intercâmbio. As cimeiras luso-brasileiras são instâncias de cooperação entre os dois países, facilitando a abertura do diálogo político. Em 2023, o presidente Lula foi a Lisboa, onde assinou 13 acordos, entre eles, o de reconhecimento de diplomas e de carteira de habilitação. Da Rádio Senado, Marcella Cunha