Presidente do Senado destaca disposição para aprovar projetos relevantes para o Brasil
Ao receber a lista de prioridades do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou que o Congresso Nacional está com espírito de colaboração e comprometido com a agenda do país. Ele afirmou que essas reuniões com o Executivo vão buscar as convergências em favor do Brasil. Já o ministro da Fazenda destacou a aprovação nos últimos anos de 32 propostas do governo e antecipou que o Palácio do Planalto deverá incluir na pauta prioritária diversos projetos dos próprios senadores. Entre as propostas que o governo quer ver aprovadas este ano estão a segunda parte da regulamentação da reforma tributária, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e a limitação dos supersalários.

Transcrição
PRESIDENTE DO SENADO DESTACA DISPOSIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL PARA APROVAR PROJETOS RELEVANTES AO PAÍS.
MINISTRO DA FAZENDA DIZ QUE GOVERNO VAI INCLUIR INICIATIVAS DE SENADORES NA PAUTA PRIORITÁRIA, MAS PEDE AGILIDADE NAS VOTAÇÕES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma lista com os projetos considerados prioritários para o governo. Entre eles, a segunda parte da regulamentação da Reforma Tributária, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e a limitação dos supersalários. Davi Alcolumbre disse que há um espírito de colaboração do Congresso Nacional com o governo em defesa de uma agenda de País, que pode ser melhorada durante a votação na Câmara dos Deputados e no Senado.
O Parlamento entregou na ampla maioria das vezes o que foi solicitado pelo Poder Executivo. Então, eu quero me colocar como esse interlocutor. Lógico e evidente enquanto Senado, casa da Federação, cada senador e cada partido político têm a sua autonomia, têm a sua autoridade de pensar e de agir. Mas esses encontros para começarmos a conversar e a dialogarmos sobre o futuro do Brasil sem aspecto ideológico, político ou partidário. Que a gente possa buscar a partir dessas reuniões nossas convergências e deixar um pouco das divergências de lado em favor do Brasil e dos brasileiros.
No encontro com o presidente do Senado, Fernando Haddad agradeceu mais uma vez o Congresso Nacional pela aprovação de 32 propostas do governo nos últimos anos. E afirmou que deve incluir na agenda prioritária da equipe econômica projetos dos senadores. O ministrao da Fazenda citou como exemplo de iniciativas do Legislativo, o Marco das Garantias e a Lei de Seguros, que foram apoiadas pelo Executivo. Mas Fernando Haddad alertou para a necessidade de o Congresso Nacional ser mais ágil na votação de algumas propostas.
No mundo atual o ritmo é tão importante quanto o mérito. Nós estamos num mundo muito veloz e precisamos compreender que tem 200 países competindo por capital competindo por investimento, competindo pela fronteira da economia, da Inteligência Artificial, da transformação ecológica. Está tudo acontecendo simultaneamente. Então o mérito é importante, mas o ritmo também. Então não podemos perder algumas janelas de oportunidade que estão surgindo diante de nós em virtude de vantagens competitivas que o Brasil tem, mas tem por um prazo limitado.
Ainda na pauta de prioridades do governo estão o Orçamento de 2025, a Reforma da Previdência dos militares, mudanças na Lei de Falências, o fortalecimento da proteção a investidores no mercado de capitais e a regulamentação das Big Techs, as empresas de tecnologia. Da Rádio Senado, Hérica Christian.