Senadores manifestam otimismo com perfil conciliador de Davi Alcolumbre
Após a confirmação do nome de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado, com 73 dos 81 votos possíveis, parlamentares de diferentes partidos manifestaram otimismo com o avanço da pauta legislativa. Segundo esses parlamentares, o novo presidente tem um perfil equilibrado e conciliador, que vai favorecer a condução dos debates na Casa e a aprovação de propostas de interesse do país.

Transcrição
SENADORES DE DIFERENTES PARTIDOS ESTÃO OTIMISTAS COM O FUNCIONAMENTO DA CASA, APÓS A ELEIÇÃO DE DAVI ALCOLUMBRE À PRESIDÊNCIA PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS.
SEGUNDO ESSES PARLAMENTARES, O PERFIL CONCILIADOR DO NOVO PRESIDENTE DEVE FAVORECER A APROVAÇÃO DE MEDIDAS DE INTERESSE DO PAÍS, INDEPENDENTEMENTE DE DISPUTAS PARTIDÁRIAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI:
Davi Alcolumbre assume seu segundo mandato na Presidência do Senado Federal contando com o apoio de partidos e bancadas que, no dia-a-dia, costumam divergir em boa parte dos debates e votações. Confirmada sua eleição, vários senadores manifestaram otimismo no avanço de proposições legislativas que sejam positivas para a população brasileira. Um dos motivos, segundo eles, é a capacidade que Alcolumbre já demonstrou em ouvir e conciliar posições políticas opostas. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, por exemplo, espera avanços na atividade legislativa:
(sen. Paulo Paim) “O Davi já foi presidente, então ele já está traquejado, está preparado, acho que ele vai fazer um bom mandato. Claro que vai ser um ano complicado devido às eleições que estão aí na esquina, como disse o presidente Lula a campanha já começou. Mas isso é natural, o importante aqui é fortalecer a democracia e que a melhor proposta seja sempre vencedora”.
O senador Giordano, do MDB de São Paulo, acredita que todas as posições e correntes serão ouvidas e consideradas pela Presidência da Casa:
(sen. Giordano) “O novo presidente Davi consegue ajuntar todos os lados, o lado direito, o lado da esquerda, o centro, uma visão democrática, uma visão de Brasil, uma visão ampla, acho que vai ser uma Casa muito tranquila, muito pacificadora de se trabalhar. Logicamente, com as opiniões adversas, mas em sintonia num país melhor”.
Também o senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, está otimista com a nova gestão do Senado Federal:
(sen. Flávio Arns) “Reinício de trabalho, uma mesa diretora sendo eleita, o que a gente espera é que possamos todos em conjunto fazer um bom trabalho, sintonizados com os anseios da população, articuladamente com os demais poderes, que represente boas coisas para o nosso país."
Para o senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, equilíbrio e conciliação devem ser marcas da nova Mesa do Senado:
(sen. Carlos Viana) “Davi se mostrou sempre muito equilibrado, responsável e principalmente conciliador, que é algo fundamental para que a gente possa avançar no interesse da população. Eu penso que teremos uma Casa mais até independente a partir de agora, naturalmente em acordo com o governo federal no que interessa, mas firme também nos propósitos que interessam ao Legislativo e as nossas bases”.
Dirigindo-se diretamente a Davi Alcolumbre, a senadora Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, desejou sucesso ao presidente em seu novo mandato:
(sen. Tereza Cristina) “Desejo muita sorte e dizer que nós precisamos de um Congresso cada vez mais altivo, cumprindo nosso papel. O mundo hoje é muito dinâmico e nós precisamos de comissões que funcionem logo, presidente Alcolumbre, que sejam logo colocadas ativamente, para que os projetos que nós precisamos tão importantes para o nosso país possam acontecer”.
Em seu discurso no plenário, momentos antes de ser reeleito presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre reafirmou o compromisso com a defesa da Casa e das prerrogativas de senadores e senadoras, e também com a pacificação nacional. Da Rádio Senado, Celso Cavalcanti.

