Rádio Senado entra no ranking de veículos mais premiados da história
Divulgado nesta segunda-feira (27), o ranking dos veículos de imprensa mais premiados do Brasil em 2024 posicionou a Rádio Senado em 7º lugar na categoria dos mais premiados da história no Centro-Oeste. O levantamento, realizado anualmente pela revista Jornalistas & Cia., também destacou o jornalista Rodrigo Resende, que figura entre os mais premiados da história da região.

Transcrição
A RÁDIO SENADO É O SÉTIMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO MAIS PREMIADO DO CENTRO-OESTE. O LEVANTAMENTO É DA REVISTA JORNALISTAS & CIA E DO PORTAL DOS JORNALISTAS, DE SÃO PAULO.
O JORNALISTA RODRIGO RESENDE, DA RÁDIO, TAMBÉM APARECE NA LISTA DOS MAIS PREMIADOS DA REGIÃO. REPÓRTER JÚLIA LOPES:
A Rádio Senado ficou em 7º lugar no ranking Centro-Oeste dos veículos de imprensa mais premiados da história. O levantamento é da revista Jornalistas & Cia e do Portal dos Jornalistas.
No ranking divulgado, são contabilizados dez prêmios; mas, ao todo, a Rádio Senado já foi finalista em quase cinquenta premiações nacionais e internacionais.
Entre as conquistas mais destacadas, estão os primeiros lugares no Prêmio Imprensa Embratel, em 2010, com a reportagem especial "Quando a sombra cai - A história da tortura no Brasil"; e, em 2013, no Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, com o especial "Torrente", sobre a escritora Hilda Hilst. Além de menções honrosas em prêmios como o Vladimir Herzog, em 2009, com a reportagem "Escravos da esperança. A saga dos bolivianos em São Paulo".
O jornalista Rodrigo Resende, da Rádio Senado, também ficou entre os mais reconhecidos do Centro-Oeste, com seis prêmios. É da lavra dele reportagens como “Mazzaropi – O caipira mais amado do Brasil”, de 2011; “É Mentira – Uma série sobre Fake News”, de 2019; e “Os sonhos não envelhecem”, do mesmo ano.
Para Rodrigo Resende, o reconhecimento reflete o compromisso da comunicação pública com a produção de conteúdos de qualidade:
(Rodrigo Resende) " É sempre muito bom ver a Rádio Senado ocupando esses postos de destaque entre os meios de comunicação do Brasil, o que mostra o compromisso dos órgãos de comunicação do Senado com a comunicação pública de qualidade, uma comunicação que leva ao cidadão informações importantes, informações que contribuem para a construção da cidadania, na verdade, só valorizam a grande equipe que forma a comunicação do Senado Federal."
Para o diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, estar nesse ranking também aumenta a responsabilidade da equipe para manter o bom desempenho:
(sen. Celso Cavalcanti) " Figurar no ranking de veículos mais premiados só reforça o nosso sentimento de que estamos no caminho certo, oferecendo reportagens, programas e outros conteúdos de qualidade para a população. Aumenta também nossa responsabilidade como emissora de comunicação pública em continuar trabalhando para produzir e divulgar sempre informação precisa, atualizada e de qualidade sobre o poder legislativo e o Brasil como um todo."
Por meio da Radioagência Senado, ouvintes e rádios de todo o país podem ter acesso às reportagens especiais, aos podcasts e a toda a produção jornalística e cultural produzida pela emissora. É só acessar senado.leg.br/radio. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.

