CE deve analisar a inclusão da cultura oceânica no currículo escolar — Rádio Senado
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CE deve analisar a inclusão da cultura oceânica no currículo escolar

A Comissão de Educação deve analisar este ano a proposta da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) que inclui a cultura oceânica nos currículos do ensino fundamental e do ensino médio (PL 5160/2023). No ano passado, a proposta foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente com uma emenda para que a Amazônia Azul faça parte dos temas que serão estudados. Para a relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), embora ocupem 71 % do planeta, os oceanos não são tratados com a devida atenção pelos livros didáticos.

24/01/2025, 15h57 - ATUALIZADO EM 24/01/2025, 16h00
Duração de áudio: 01:27
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE ANALISAR ESTE ANO A PROPOSTA QUE INCLUI A CULTURA OCEÂNICA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. A PROPOSTA FOI APROVADA, NO ANO PASSADO, PELA COMISSÃO DE AMBIENTE. REPÓRTER CESAR MENDES. O projeto da senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, que inclui a cultura oceânica nos currículos dos ensinos médio e fundamental, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente no ano passado. A proposta também inclui nos estudos a Amazônia Azul, que é a região que vai do litoral brasileiro até os limites de nossa plataforma continental, abrigando uma enorme riqueza em recursos naturais e minerais. A relatora, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, destacou que embora cubram 71% do globo e desempenhem um papel determinante na regulação do clima e no fornecimento de recursos indispensáveis à humanidade, os oceanos não figuram de forma significativa nos currículos escolares e nos livros didáticos. (senadora Teresa Leitão) ''A implementação bem-sucedida desta adição curricular tem o poder de contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de uma geração mais comprometida com a preservação dos ecossistemas marinhos e com a promoção do desenvolvimento sustentável, alinhando-se assim com os desafios ambientais prementes do século XXI.'' A proposta será analisada em caráter terminativo pela Comissão de Educação. Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto seguirá para a análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

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