Parlamentares repercutem explosão de bombas na Praça dos 3 Poderes em seus perfis nas redes sociais
Os senadores comentaram em seus perfis no ''X'' a explosão de bombas registarada ontem na Praça dos 3 Poderes. O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que ''o atentado ocorrido tem características de motivação política'' e apontou como respostas ''a Constituição, a lei e a união do povo''. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou um texto publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que afirma que ''passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente''.
Transcrição
DIVERSOS SENADORES COMENTARAM EM SEUS PERFIS NA REDE SOCIAL ''X'' O EPISÓDIO DA EXPLOSÃO DE BOMBAS NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES.
VEJA AGORA ALGUNS DESSES COMENTÁRIOS, COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
A explosão de duas bombas no início da noite de ontem na Praça dos 3 Poderes foi alvo de comentários dos senadores. Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, líder do governo no Senado, disse que ''o atentado ocorrido tem características de motivação política'', segundo ele, algo ''inadmissível após tantos ataques a nossa democracia''; por isso, pediu ''apuração rigorosa para apontar responsáveis.
O senador do PT, Humberto Costa, de Pernambuco, destacou que ''a Polícia Federal está atuando para identificar e evitar outras possíveis explosões e investigar as causas'', e completou afirmando que ''nada que ponha em risco a segurança nacional e dos cidadãos será tolerado''.
Já o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, classificou como "assustador, gravíssimo e triste o ocorrido'' e defendeu uma ''revisão urgente da segurança na Praça dos Três Poderes por ser o coração da democracia brasileira''.
O senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, pediu ''pacificação'' e divulgou um texto do pai, Jair Bolsonaro, em que lamenta e repudia todo e qualquer ato de violência, declarando que o Brasil deve voltar a ''cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente, e que a força dos argumentos valha mais do que o argumento da força''.
E o senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, declarou que ''têm responsabilidade aqueles que prometeram união e reconstrução e nunca se desarmaram e os que estressam as relações com o parlamento e com a sociedade''.
A senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, defendeu ''investigações céleres e rigorosas para impedir ataques contra as instituições''. E Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, disse que o "atentado na Praça dos Três Poderes é um grave episódio que precisa ser tratado com toda a seriedade que a situação exige''. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.