CDR aprova rotas turísticas da Mata Atlântica e Belém-Bragança, no Pará — Rádio Senado
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CDR aprova rotas turísticas da Mata Atlântica e Belém-Bragança, no Pará

A Comissão de Desenvolvimetno Regional (CDR) aprovou nesta terça-feira (12) o PL3.040/2024 que cria a Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica, que vai passar por municípios dos estados de São Paulo, Praná e Santa Catarina. O objetivo é impulsionar o turismo no local e preservar a floresta tropical. Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto vai seguir para a Câmara dos Deputados. A CDR também aprovou o PL 394/2020 que cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança, relatada elo senador Zequinha Marinho (PODE-PA).

12/11/2024, 13h52 - ATUALIZADO EM 12/11/2024, 13h52
Duração de áudio: 02:55
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL APROVOU A CRIAÇÃO DA ROTA TURÍSTICA DA MATA ATLÂNTICA.PASSANDO POR SÃO PAULO, PARANÁ E SANTA CATARINA, O CAMINHO MIRA NA PRESERVAÇÃO DO QUE SOBROU DA FLORESTA. TAMBÉM FOI CRIADA A ROTA TURÍSTICA HISTÓRICA BELÉM-BRAGANÇA, NO PARÁ. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. O objetivo da Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica é preservar o que restou da floresta tropical, considerada a segunda maior da América do Sul, e que possui atualmente apenas 12% de área em relação à cobertura original. O caminho passa por 19 cidades do Paraná, 13 de Santa Catarina e 31 de São Paulo. Com a criação da reserva, haverá incentivo turístico para os municípios, valorizando os atrativos naturais, culturais e históricos da região. O projeto do senador Flávio Arns, o PSB do Paraná, também prevê a promoção de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável e o fortalecimento de iniciativas de proteção da Mata Atlântica.  A relatora, senadora Professora Dorinha Seabra, do União de Tocantins, lembrou que os municípios abrangidos pela rota turística estão nas últimas posições de cada estado no Índice de Desenvolvimento Humano. Por isso, na avaliação dela, além de preservar o bioma, a criação da reserva vai contribuir para o desenvolvimento social da região.  Estes municípios possuem baixos valores em indicadores de Educação, Longevidade e Renda. A expansão do turismo tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, estimulando novos negócios, gerando empregos e renda, e,  consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população local. O projeto da Rota Truística da Mata Atlântica vai para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário. A Comissão de Desenvolvimento Regional também aprovou a criação da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, passando por treze municípios no Pará. O relator, senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, acredita que além de ser uma nova alternativa de lazer e cultura para os turistas, o caminho vai revitaizar a antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, que é um símbolo de resgate historico para o estado. Eu conheço muito bem essa região, um povo querido, cidades aprazíveis, algumas muito pequeninhas, mas muito interessante de se viver. Tive ooprtunidade de ser vice-governador, e refizemos todo esse trajeto refazendo por onde passava o trem naquele tempão, no início do século 20, fazia não só a integração , mas também o escoamento da produção dessa região para a capital, o maior centro consumidor do esTado do Pará. A estruturação turística dos municípios vai incluir sinalização adequada, promoção da nova rota, divulgação do roteiro e ncentivo à sustentabilidade. Da Rádio Senado Marcella Cunha. 

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