Aberta oficialmente 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20
A cerimônia de abertura oficial da 10ª edição do P20, Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, aconteceu na manhã de quinta-feira (7), no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, destacou que o grupo das 20 maiores economias do mundo reúne dois terços da população do planeta e 85% do PIB mundial e disse que o P20 é uma oportunidade para a diplomacia parlamentar promover o debate democratico dos temas de relevo da atualidade global.
Transcrição
UMA SOLENIDADE NO PLENÁRIO ULYSSES GUIMARÃES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ABRIU, NESTA QUINTA-FEIRA, A DÉCIMA CÚPULA DE PRESIDENTES DOS PARLAMENTOS DO G20.
DEMOCRACIA, COMBATE ÀS DESIGUALDADES, MEIO AMBIENTE E O REFORÇO DA DIPLOMACIA PARLAMENTAR FORAM RESSALTADAS NOS DISCURSOS DAS AUTORIDADES. CESAR MENDES:
Tendo como tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, foi aberta na manhã desta quinta-feira, no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, a décima edição do P20, o Encontro de Cúpula dos Parlamentos do G20. Representantes de 15 países e dois organismos do grupo - as Uniões Europeia e Africana - além de oito países convidados e cinco organismos internacionais participam do encontro, que antecede o G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a dimensão do grupo das maiores economias do mundo, criado em 1999, ao lembrar que os países que o integram estão distribuídos por 5 continentes e representam 85 por cento do Produto Interno Bruto mundial; além de abrigarem dois terços da população do Planeta. Pacheco também apontou o encontro dos presidentes de parlamentos do G20, realizado desde 2010, como a oportunidade de exercer a diplomacia parlamentar, debatendo democraticamente os temas de relevo da atualidade global:
(senador Rodrigo Pacheco - presidente do Senado BR) "Os Parlamentos constituem a caixa de ressonância dos anseios populares e têm a nobre missão de traduzir a vontade do povo em leis que efetivamente garantam a paz, a segurança e o bem-estar geral. É o Parlamento que aproxima o povo das decisões do governo."
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, apontou a grande diversidade de tradições políticas e culturais dos parlamentos representados no P20; destacou o simbolismo do encontro acontecer no plenário Ulysses Guimarães, palco de momentos cruciais da história brasileira e símbolo da nossa democracia; e listou os três eixos de discussão que, segundo ele, são convergentes aos temas escolhidos pela presidência brasileira do G20: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; a reforma da governança global e o desenvolvimento sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental:
(deputado Arthur Lira - presidente da Câmara dos Deputados BR) "No eixo da sustentabilidade, estamos diante dos urgentes desafios da mudança climática. Eles se expressam de forma cada vez mais frequente em eventos extremos de inundações, como no sul do Brasil, em maio, e seca, como estamos vivendo na região amazônica, para mencionar apenas situações em meu país."
Presidente da União Interparlamentar, Túlia Ackson disse que a reunião de Brasília vai permitir que os líderes legislativos das maiores economias do mundo busquem caminhos para lidar com as grandes questões estruturais do planeta, citando a fome, a desigualdade e a urgência de uma transição ecológica justa. Já a embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra interina das Relações Exteriores, destacou o caráter histórico da primeira reunião de parlamentares mulheres do G20, que antecedeu o P20, em julho deste ano, quando foi aprovada a carta de Alagoas, com recomendações para a construção de um futuro equalitário entre homens e mulheres; e explicou que a reunião do G20 será o ponto de chegada do intenso trabalho realizado desde que o Brasil assumiu a presidência do grupo, em dezembro de 2023:
(embaixadora Maria Laura da Rocha - ministra interina das Relações Exteriores BR) "Destaco, nesse conjunto, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o chamado à ação pela reforma da governança global. Em um mundo cada vez mais complexo, contamos com os Parlamentos dos países membros do G20 para a implementação dos importantes resultados a serem obtidos pela presidência brasileira".
A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 acontece até sexta-feira no Congresso Nacional, em Brasília, e o evento é organizado conjuntamente pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, em parceria com a União Interparlamentar (UIP). Da Rádio Senado, Cesar Mendes.