Comissão de Assuntos Sociais vai analisar proposta que incentiva prática de atividade física por idosos
A Comissão de Direitos Humanos aprovou o projeto (PL 4974/2023), que institui a Política Nacional de Promoção da Atividade Física para a Pessoa Idosa. O objetivo é incentivar a prática regular de exercícios físicos e esportivos por pessoas com 60 anos ou mais. A relatora do projeto, senadora Leila Barros (PDT-DF), destacou a importância da iniciativa na prevenção a doenças e no bem-estar geral da pessoa idosa. O projeto do senador Eduardo Gomes (PL-TO) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais.
Transcrição
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU A CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PESSOA IDOSA.
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS SERÁ A PRÓXIMA A OPINAR SOBRE A PROPOSTA. REPÓRTER JÚLIA LOPES:
Dados do IBGE mostram que, dos mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, cerca de 9 milhões praticam algum tipo de atividade física com regularidade. A caminhada é a atividade preferida por 66,5% dos entrevistados; seguida pelo passeio de bicicleta, com 13,3% de adesão; e pela academia, com 9,69% da preferência.
Para aumentar o número de idosos fisicamente ativos e, assim, contribuir para a qualidade de vida dessa faixa crescente da população brasileira, está em debate no Senado um projeto de lei que cria a Política Nacional de Promoção da Atividade Física para a Pessoa Idosa. Entre as ações previstas, estão a criação de espaços públicos para atividades gratuitas e a inclusão de atividades físicas adaptadas e orientadas por profissional de educação física ou de fisioterapia, nos programas de atenção à saúde e de assistência social.
A relatora do projeto na Comissão de Direitos Humanos foi a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal:
(Sen. Leila Barros) "A adoção de um estilo de vida ativo, especialmente por meio da prática regular de atividade física, é um importante meio de prevenção e promoção da saúde, trazendo diversos benefícios de caráter físico, social, fisiológico e psicológico, que interferem diretamente no bem-estar e na qualidade de vida da pessoa idosa."
A proposta que cria a Política Nacional de Promoção da Atividade Física é de autoria do senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins, e agora segue para a Comissão de Assuntos Sociais. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.