Lei da campanha Outubrinho Rosa já está em vigor
Entrou em vigor nesta quarta-feira (30) a lei que criou a campanha Outubrinho Rosa, com o objetivo de prevenir doenças entre meninas de até 15 anos de idade. O serviço busca estimular as famílias a procurarem as redes de atenção à saúde para prevenirem nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais nas adolescentes. A iniciativa prevê a distribuição de material informativo sobre a prevenção e tratamento dessas doenças e a vacinação contra o HPV.
Transcrição
A LEI QUE CRIA A CAMPANHA DE SAÚDE" OUTUBRINHO" ROSA JÁ ESTÁ EM VIGOR.
A INTENÇÃO É IDENTIFICAR PREVIAMENTE NÓDULOS MAMÁRIOS E RAZÕES DE DORES PÉLVICAS EM ADOLESCENTES. REPÓRTER PEDRO PINCER.
Já está em vigor a lei que institui o Outubrinho Rosa com o objetivo de prevenir doenças em meninas de até 15 anos de idade. De iniciativa do deputado Dr. Zacharias Calil, do União de Goiás, a campanha vai estimular as famílias a procurarem atendimento médico para prevenir nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais nas adolescentes. A iniciativa prevê a distribuição de material informativo sobre o diagnóstico e tratamento precoces dessas doenças, além de estimular a vacina contra o papilomavírus humano, o HPV. A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, ressaltou que as menores devem ter acesso a esse tipo de informação o mais cedo possível.
"Nós estamos com muitas meninas entre 14, 15 anos que precisam ser conscientizadas sobre o câncer de mama. Quanto mais cedo for feito o autoexame, quanto mais cedo medidas como boa alimentação, atividade física forem explicadas para essas meninas, essa conversa precisa acontecer cada vez mais cedo com a menina, com o adolescente, com a jovem."
A campanha também inclui a capacitação de gestores do Sistema Único de Saúde sobre sobre a importância da oferta de serviços e procedimentos ligados à prevenção de doenças com fatores de risco na fase adulta para essas meninas. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.