Projeto amplia crédito para agricultores familiares
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira a proposta (PL 2750/2024) que vai aumentar o crédito a agricultores familiares. A iniciativa garante recursos exclusivos para o Pronaf no Fundo Garantidor de Operações. A relatora, Teresa Leitão (PT-PE), lembrou que o FGO foi criado para auxiliar pequenas empresas na pandemia e que agora vai apoiar outro setor importante, a agricultura familiar.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇ-FEIRA A PROPOSTA QUE PODE AUMENTAR O CRÉDITO PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES.
A INICIATIVA GARANTE RECURSOS EXCLUSIVOS PARA ESSE SEGMENTO NO FUNDO GARANTIDOR DE OPERAÇÕES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou a reserva de recursos exclusivos para a agricultura familiar no Fundo Garantidor de Operações. O FGO garante o pagamento aos bancos dos empréstimos que não forem pagos. A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, lembrou que o fundo foi criado para auxiliar pequenas empresas na pandemia e que agora vai apoiar outro setor importante.
Estamos justamente aprimorando, valorizando, porque a economia pertinente à agricultura familiar, pelos dados apresentados, ela também se mostra muito importante. Se a gente agrega o valor da sustentabilidade e dos pequenos produtores, melhor ainda.
O projeto, que tem prazo para ser votado, autoriza a União a aumentar em até 500 milhões de reais a sua participação no FGO para a cobertura de operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.