Senadores gaúchos comemoram reabertura do Aeroporto Salgado Filho
A bancada gaúcha comemorou a reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após cinco meses sem funcionamento em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Luis Carlos Heinze (PP-RS) destacou o empenho dos arrozeiros na retirada de água das pistas do terminal. Hamilton Mourão (Republicanos -RS) ressaltou a dificuldade dos moradores do estado e dos visitantes nesse período, o que impactou também no turismo. Já Paulo Paim (PT-RS) declarou que a retomada dos voos no Salgado Filho é uma "extraordinária" notícia que vai ajudar na retomada do crescimento econômico do estado.
Transcrição
SENADORES GAÚCHOS COMEMORAM REABERTURA DO AEROPORTO SALGADO FILHO, EM PORTO ALGRE, NO RIO GRANDE DO SUL. OS VOOS COMERCIAIS COMEÇAM A OPERAR NA SEGUNDA-FEIRA.
GOVERNADOR CONVIDA BRASILEIROS QUE APOIARAM O ESTADO DURANTE AS ENCHENTES A VISITAREM O ESTADO E ESTIMULAREM A ECONOMIA LOCAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Após mais de cinco meses fechado, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais a partir de segunda-feira, com 71 pousos e decolagens até o total funcionamento com mais de 120 voos em novembro para em dezembro receber voos internacionais. O terminal, que teve as pistas destruídas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, vai funcionar inicialmente das 8 da manhã até as 22 horas. Sem o Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas operou com 26 voos no transporte de 4,5 mil pessoas . O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que o fechamento do Salgado Filho impactou a vida de milhares de passageiros e a economia local.
Estamos comemorando nesse instante a reabertura mesmo que parcial do aeroporto Salgado Filho. O prejuízo foi incalculável para a economia do Rio Grande do Sul, mas agora graça muitas mãos, e quero ressaltar que os arrozeiros gaúchos foram fundamentais para retirada de água que tinha em cima da pista do aeroporto, vamos seguir no nosso trabalho para que nós possamos ter esse aeroporto a pleno funcionamento para a economia do Rio Grande do Sul voltar a crescer e desenvolver. Isso para nós é fundamental.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, considera a reabertura do Salgado Filho como uma "extraordinária notícia com grande impacto na economia e na geração de emprego e renda". E destacou que com união e reconstrução, o povo gaúcho está levantando novamente o estado. O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, também comemorou a retomada dos voos no terminal de Porto Alegre e defendeu que as autoridades reflitam sobre as enchentes de maio para evitarem futuras tragédias.
Termos ficado todo esse tempo sem o aeroporto foi uma situação extremamente difícil para o estado, influenciando em atividades econômicas que são fundamentais, como turismo e a própria questão logística do deslocamento de bens e pessoas. A partir agora da segunda-feira dia 21, retomamos os voos normais para em dezembro estarmos operando a 100% como era antes dessa tragédia que ocorreu.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um convite para que os brasileiros, que se solidarizaram com o povo gaúcho na época das enchentes, com o envio de doações, possam visitar o estado para ajudar na recuperação da economia local e receber a gratidão dos moradores. Da Rádio Senado, Hérica Christian.