Nova lei institui o Dia Nacional da Música Gospel
O presidente Lula sancionou a Lei 14.998/2024, que cria o Dia Nacional da Música Gospel. A data escolhida, 9 de junho, homenageia o aniversário da missionária Frida Maria Strandberg Vingren, que traduziu mais de 20 hinos que compõem a 'Harpa Cristã', hinário oficial das Assembléias de Deus no Brasil. O projeto, de origem da Câmara, teve voto favorável do relator senador Marcos Rogério (PL/RO) na Comissão de Educação e Cultura.

Transcrição
A MÚSICA GOSPEL, PRESENTE NA VIDA DE MILHÕES DE BRASILEIROS, AGORA TEM UMA CELEBRAÇÃO NACIONAL NO DIA 9 DE JUNHO.
A DATA HOMENAGEIA UMA IMPORTANTE MISSIONÁRIA DO CANTO EVANGÉLICO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
A manifestação cultural da música gospel agora tem seu dia nacional de celebração, 9 de junho. Publicada no Diário Oficial desta terça-feira, a lei sancionada pelo presidente Lula tem como escopo valorizar o gênero musical religioso que faz parte da vida de milhões de brasileiros.
A data escolhida faz referência ao aniversário da missionária Frida Maria Strandberg Vingren, que nasceu em 9 de junho de 1891. Frida traduziu do inglês para o português mais de vinte hinos que compõem a 'Harpa Cristã', hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, igreja fundada por seu marido, Gunnar Vingren, ao lado de Daniel Berg.
O projeto que deu origem à lei é do deputado Raimundo Santos, do PSD do Pará. No Senado, teve relatório do senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, lido pela senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal:
(Damares Alves): "A proposição visa reconhecer e valorizar a música gospel como um patrimônio cultural e espiritual de grande importância para a sociedade. Ao promover o fortalecimento espiritual, a união comunitária e a transformação social, a música gospel desempenha um papel vital no desenvolvimento do indivíduo e da coletividade."
De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos, a música gospel já representa uma fatia de 20% do mercado fonográfico brasileiro. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.

