Projeto que cria o Outubrinho Rosa segue para sanção
O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei (PL 3.931/2021) que institui o “Outubrinho Rosa”. A campanha é destinada à prevenção de doenças para meninas de até 15 anos de idade e propõe melhorias no SUS com a promoção de campanhas educativas. A proposta do deputado Zacarias Calil (União-GO) foi relatada em Plenário pela enadora Damares Alves (Republicanos-DF). O texto segue para sanção presidencial.

Transcrição
PLENÁRIO DO SENADO APROVA A CRIAÇÃO DO "OUTUBRINHO ROSA", MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DOENÇAS PARA MENINAS DE ATÉ 15 ANOS.
O OBJETIVO DA CAMPANHA É ESTIMULAR AS FAMÍLIAS A PROCURAREM AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. REPÓRTER JÚLIA LOPES.
Para conscientizar meninas de até 15 anos sobre a prevenção de doenças, o mês de outubro será destinado à promoção de discussões com especialistas sobre medidas de prevenção e condições que possam ser diagnosticadas e tratadas precocemente, além do incentivo à vacina contra o HPV, que previne uma série de doenças, entre elas o câncer do colo do útero, de uretra e de garganta. O projeto de lei aprovado pelo Senado também propõe melhorias no atendimento das meninas nos serviços do Sistema Único de Saúde por meio de campanhas educativas. A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, ressaltou que as menores devem ter acesso a esse tipo de informação o mais cedo possível.
(Sen.Damares Alves) "Nós estamos com muitas meninas entre 14, 15 anos que precisam ser conscientizadas sobre o câncer de mama. Quanto mais cedo for feito o autoexame, quanto mais cedo medidas como boa alimentação, atividade física forem explicadas para essas meninas, essa conversa precisa acontecer cada vez mais cedo com a menina, com o adolescente, com a jovem."
O projeto que cria o outubrinho rosa segue agora para sanção presidencial. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Júlia Lopes.

