Cerejeiras Festival de Garça (SP) pode integrar calendário turístico nacional
O Senado aprovou o projeto (PL 398/2019), que inclui o Cerejeiras Festival, de Garça (SP), no Calendário Turístico Oficial do Brasil. Realizado há mais de 30 anos, na segunda quinzena de junho, o evento celebra a cultura japonesa e atrai milhares de turistas. A proposta agora segue para a sanção do presidente Lula.
Transcrição
O SENADO APROVOU A INCLUSÃO DO CEREJEIRAS FESTIVAL, REALIZADO EM GARÇA, SÃO PAULO, NO CALENDÁRIO TURÍSTICO OFICIAL DO BRASIL.
O EVENTO, QUE CELEBRA A CULTURA JAPONESA E ACONTECE HÁ MAIS DE 30 ANOS, ATRAI MILHARES DE TURISTAS DE TODO O PAÍS. AGORA, O PROJETO SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE LAÍS NOGUEIRA:
O Senado aprovou o projeto que inclui o Cerejeiras Festival do município de Garça, em São Paulo, no Calendário Turístico Oficial do Brasil.
Garça, que fica a 415 km de São Paulo, recebeu um grande número de imigrantes japoneses no início do século XX. O festival que celebra a floração das cerejeiras na cidade acontece desde 1986 e reúne cerca de 300 mil visitantes em quatro dias de festa, na segunda quinzena de junho. Com mais de 200 estandes de comidas típicas, artesanato e paisagismo, o evento é uma verdadeira imersão na cultura japonesa.
O relator do projeto, senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, destacou que o evento promove a confraternização entre os povos e fortalece os laços entre Brasil e Japão:
(sen. Izalci Lucas) “De fato, não se pode negar a tradição, a importância e a grandeza dos Cerejeiras Festival realizado anualmente no município de Garças, no Estado de São Paulo, há mais de 30 anos, que atrai milhares de pessoas de todo o país a festa tem como objetivo principal resgatar a cultura e a tradição japonesa e ao mesmo tempo promover a confraternização entre os povos mostrando traço de uma cultura rica e milenar.”
O projeto que inclui o Cerejeiras Festival no Calendário Turístico Oficial do Brasil segue para sanção presidencial. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira.