União e Podemos disputam segundo turno para prefeitura de Porto Velho
Os eleitores de Porto Velho, capital de Rondônia, voltarão às urnas no dia 27 de outubro para decidir o próximo prefeito entre Mariana Carvalho (União) e Léo Moraes (Podemos).
Transcrição
Os eleitores de Porto Velho, capital de Rondônia, voltarão às urnas no dia 27 de outubro para decidir o próximo prefeito entre Mariana Carvalho, do União, e Léo Moraes, do Podemos.
Mariana Carvalho, ex-deputada federal, conquistou mais de 40% dos votos no primeiro turno. Contando com o apoio do atual prefeito Hildon Chaves, do PSDB, Mariana já concorreu à prefeitura em 2012, ficando em terceiro lugar. Aos 37 anos, é formada em direito e medicina, e teve início na vida pública como vereadora em 2008, pelo PSDB. Sua chapa é composta pelo vice Valcenir Silva, conhecido como Pastor Val.
Já Léo Moraes, também ex-deputado federal, alcançou 25% dos votos no primeiro turno, garantindo sua passagem para o segundo turno. Aos 40 anos, Léo começou sua carreira política em 2012, como vereador de Porto Velho, e seguiu para a Assembleia Legislativa de Rondônia em 2014. Concorreu à prefeitura em 2016 e ao governo do estado em 2022, obtendo destaque em ambas as eleições. Sua vice-prefeita é Magna dos Anjos, líder evangélica e também filiada ao Podemos.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores em Rondônia teve um aumento de mais de 6% em relação às eleições municipais de 2020. Porto Velho é o maior colégio eleitoral do estado, sendo as mulheres a maioria, com 51% do total de eleitores no estado.
Com o segundo turno marcado para o fim de outubro, Porto Velho ainda vai definir quem governará a capital nos próximos quatro anos.
Sob supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Laís Nogueira