PL e PT vão repetir polarização em Fortaleza
Em Fortaleza, capital do Ceará, o segundo turno vai repetir a polarização nacional com a disputa entre o concorrente do PL, André Fernandes, e o do PT, Evandro Leitão. Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal André Fernandes conquistou 40,20% dos votos válidos, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, com 34,33%. O atual prefeito, José Sarto (PDT), que tentava a reeleição, acabou em terceiro lugar, com 11,75%. O senador Eduardo Girão (Novo) ficou na quinta posição, com 1,06% dos votos.
Transcrição
Em Fortaleza, capital do Ceará, o segundo turno vai repetir a polarização nacional com a disputa entre o concorrente do PL, André Fernandes, e o do PT, Evandro Leitão. Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal André Fernandes conquistou 40,20% dos votos válidos, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, com 34,33%. O atual prefeito, José Sarto, do PDT, que tentava a reeleição, acabou em terceiro lugar, com 11,75%. O senador Eduardo Girão, do Novo, conquistou a quinta posição, com 1,06%.
Este ano, o número de eleitores aptos a votar em Fortaleza somam mais de 1.770.000, uma redução de 50 mil em comparação com as eleições de 2020, quando o Tribunal Regional Eleitoral contabilizou mais de 1.800.00 eleitores.
Com 26 anos, André Fernandes já foi deputado estadual e, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, tem uma plataforma voltada para o fortalecimento da segurança pública, defesa dos valores cristãos, família e liberdade de expressão.
Evandro Leitão, por sua vez, tem 57 anos e uma longa carreira política no estado. Economista, foi eleito deputado estadual três vezes. O seu plano de governo prioriza áreas como educação, saúde, segurança e geração de empregos.
Sob supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Laís Nogueira