Eleitorado jovem cresce no país e pode fazer diferença no resultado das urnas
Mais de 20 milhões de jovens entre 16 e 24 anos poderão ir às urnas nas eleições municipais que acontecem neste domingo (6). O número entre os jovens de 16 e 17 anos, com voto facultativo, também é grande, mais de 1,8 milhões de pessoas, um aumento de 78% no alistamento eleitoral em comparação às eleições de 2020. Os resultados das eleições municipais saem no mesmo dia e, nas cidades onde houver segundo turno, a votação acontecerá no dia 27 de outubro.
Transcrição
JOVENS COM IDADES ENTRE 16 E 24 ANOS JÁ CORRESPONDEM A 12% DO ELEITORADO BRASILEIRO.
ESSE PERCENTUAL MOSTRA QUE O VOTO DA JUVENTUDE TEM PESO E PODE DEFINIR MUITAS DISPUTAS MUNICIPAIS. A REPORTAGEM É DE MARINA DANTAS:
Mais de 20 milhões de jovens entre 16 e 24 anos poderão ir às urnas nas eleições municipais deste domingo, 6 de outubro.
O público juvenil tem peso significativo na escolha dos prefeitos e vereadores, já que corresponde a 12% do eleitorado.
O número de jovens entre 16 e 17 anos e, portanto, com voto facultativo, também é grande: mais de 1,8 milhão de pessoas, um aumento de 78% no alistamento eleitoral em comparação às eleições de 2020.
Esta é a primeira eleição de Juan Pablo Malveira Sousa, de 19 anos.
Eleitor de Fortaleza, no Ceará, ele entende que a participação jovem na política estadual pode ter impactos positivos em diversas camadas da sociedade.
(Juan Pablo Noveira): "Com o engajamento da juventude, que está em muitos nichos de várias culturas diferentes, o jovem pode sim ver por dentro e por fora das situações, e se engajando, pode ajudar nas melhoras e reformas que podem ser feitas em nossa cidade."
O cientista político Marcos Woortmann acredita que a participação jovem no eleitorado é um grande motor de transformações sociais.
(Marcos Woortmann): "Então, exatamente essa juventude, é imprescindível que possa participar e deixar o seu recado desde já das mudanças que exige e que são necessárias na política, sobretudo nessas eleições muncipais, que é na cidade onde se vive exatamente toda a construção de política nacional, local e territorial."
Os resultados das eleições municipais saem no mesmo dia e, nas cidades onde houver segundo turno, a votação acontecerá no dia 27 de outubro. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.