Executivo veta limpeza obrigatória de quadras e parques infantis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto que pretendia estabelecer a limpeza obrigatória de quadras esportivas e parques infantis feitos com materiais como areia ou argila (PL 2250/2022). O governo argumenta que as novas normas teriam custo elevado e baixa efetividade. Quando a proposta foi aprovada pelo Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu a higienização para prevenir e combater bactérias e parasitas. O veto será analisado em uma sessão do Congresso Nacional, ainda sem data definida.

Transcrição
O PRESIDENTE LULA VETOU O PROJETO QUE ESTABELECE A LIMPEZA OBRIGATÓRIA DE QUADRA ESPORTIVAS E PARQUES INFANTIS.
O GOVERNO ARGUMENTA QUE AS NOVAS REGRAS TÊM CUSTO ELEVADO E BAIXA EFETIVIDADE. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O presidente Lula vetou integralmente o projeto de lei que obriga a limpeza periódica de áreas de lazer, de prática desportiva e recreação infantil, públicas e privadas. O objetivo dos parlamentares era descontaminar essas localidades para prevenir bactérias e parasitas em geral. Na mensagem de veto, o Ministério da Saúde justifica que o projeto tem custo elevado e baixa efetividade, se comparado a outras intervenções que a pasta pode atuar. No Senado, a proposta foi relatada por Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal. A senadora citou uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz que atesta o risco de contaminaçação nesses locais.
senadora Damares: Análise da qualidade ambiental da areia de parques, praças e creches, efetuada pela Fundação Oswaldo Cruz, concluiu que o risco de contrair doenças nesses locais é alto. Foram identificadas elevadas concentrações de coliformes fecais, fungos, protozoários, que podem causar uma miríade de patologias nos frequentadores desses locais.
O veto será analisado numa sessão do Congresso Nacional. Se for derrubado pelos parlamentares, a limpeza obrigatória dos parquinhos entrará em vigor. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.

