Senado reconhece artesanato em capim dourado como manifestação da cultura nacional
Os artesanatos feitos com capim dourado foram reconhecidos como manifestação cultural nacional. O projeto (PL 5021/2019) foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (18). Para a artesã da comunidade Mumbuca, no Jalapão (TO), Marijani Ribeiro da Silva, o reconhecimento é importante para a economia local. De iniciativa do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), o projeto teve como relator o senador Eduardo Gomes (PL-TO). O texto segue agora para a sanção do presidente Lula.
Transcrição
O ARTESANATO COM CAPIM DOURADO É UMA HERANÇA ANCESTRAL DE POVOS INDÍGENAS DO TOCANTINS E QUE SE MANTÉM VIVA ATÉ HOJE.
PARA CELEBRAR A ARTE QUE TEM A CARA DO BRASIL, O ARTESANATO FOI RECONHECIDO COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL PELO PLENÁRIO DO SENADO. AGORA, O TEXTO VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPÓRTER EPORTAGEM É DE MARINA DANTAS:
Presente em abundância no Cerrado, o capim dourado é uma fonte de renda e resistência entre os artesãos do Planalto Central, notadamente no estado do Tocantins.
Na haste de uma pequena flor, a cor dourada chama a atenção e serve de matéria-prima para a confecção de bolsas, bijuterias, ornamentos de casa e objetos de decoração.
A herança, trazida pelo povo indígena Xerente, é passada de geração em geração e hoje serve de subsistência para, pelo menos, 12 comunidades que vivem da venda das peças artesanais.
Para celebrar a prática, o artesanato feito com o capim dourado foi reconhecido como manifestação da cultura nacional brasileira, no Plenário do Senado desta quarta-feira.
Quando o projeto esteve em debate na Comissão de Educação e Cultura, o relator, senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins, ressaltou a importância do reconhecimento para as comunidades locais:
(sen. Eduardo Gomes): "Ao reconhecer como manifestação da cultura nacional uma criação artesanal genuinamente brasileira, com raízes profundas, em diferentes grupos que compõe o nosso povo. Sua importância econômica para as diversas comunidades de artesão é impressionável, exigindo, cuidados especiais a fim de garantir a preservação da espécie vegetal que constitui a matéria-prima."
Para a artesã da comunidade Mumbuca da região do Jalapão, Marijani Ribeiro da Silva, o capim dourado ajuda no aumento do turismo e da renda direcionados aos povos tradicionais:
(Marijani Ribeiro da Silva): "O capim dourado tem uma importância muito grande para a cultura brasileira, pois através do mesmo, diversas peças são feitas e vendidas no Brasil e no mundo. Além de fomentar o turismo e a economia de povos tradicionais, quilombolas, indígenas. O capim dourado tem uma relevância muito grande para a nossa cultura nacional, porém, falta mais incentivo do governo federal na parte de preservação e também na fabricação das peças e incentivos aos artesãos."
O projeto, de iniciativa do deputado Vicentinho Júnior, do Progressistas do Tocantins, passa agora para a sanção do presidente Lula. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.