Presidente do IBRAM fala sobre as queimadas no Centro-Oeste
O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) é responsável pelo monitoramento ambiental do Distrito Federal. O presidente do instituto, Rôney Nemer, afirma que a situação da qualidade do ar melhorou significativamente, com todos os estados tendo intensificado o combate aos incêndios. Segundo o MapBiomas, os biomas do Cerrado e da Amazônia são os que mais foram atingidos por queimadas, representando 43% e 35% da área total queimada no Brasil nesta época do ano.
Transcrição
A FUMAÇA TOMOU O CÉU DE MUITAS REGIÕES DO BRASIL NAS ÚLTIMAS SEMANAS E ACENDEU ALERTAS SOBRE A QUALIDADE DO AR QUE RESPIRAMOS, SOBRE OS PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM SOBRE AS PERSPECTIVAS DE MELHORA NOS PRÓXIMOS DIAS.
A REPÓRTER JÚLIA LOPES CONVERSOU COM O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL PARA SABER MAIS SOBRE O CENÁRIO DAS QUEIMADAS. VAMOS OUVIR:
Segundo o MapBiomas, os biomas do Cerrado e da Amazônia são os que mais foram atingidos por queimadas, representando 43% e 35% da área total queimada no Brasil nesta época do ano. O Instituto Brasília Ambiental,IBRAM, responsável pelo monitoramento ambiental do Distrito Federal, explica que a mudança nos ventos no Sudeste contribuiu para que a fumaça se espalhasse pelo Centro-Oeste.
O presidente do instituto, Rôney Nemer, afirma que a situação da qualidade do ar melhorou significativamente, com todos os estados intensificado o combate. No entanto, a mudança na direção dos ventos levou incêndios de Goiás para outras áreas. A combinação de calor intenso e baixa umidade no período da tarde continua sendo um sinal de alerta:
(Rôney Nemer) "Então agora já está em melhorado muito, porque todos os estados estão combatendo lá em Goiás mesmo. São Paulo foi mais rápido porque São Paulo choveu, no sudeste choveu. Quando botaram aqueles incêndios todos, aí depois choveu. E aí ajuda muito. Que o vento mudou a direção de novo e levou as de Goiás para lá, para outro lugar. Vinte no período da tarde, porque é a hora que a seca, a hora que esquenta o sol, né, calor, baixa a umidade, aí complica."
Rôney Nemer reforça a importância de não manejar o fogo sem autorização, e de informar imediatamente qualquer incêndio pelo número 193 do corpo de bombeiros.
(Rôney Nemer) "Por isso que a gente pede a todo mundo para não manejar o fogo, para não fazer fogueira, para avisar a gente. Vê um fogo, um incêndio, avisa o 193, que é o copo de bombeiro. Se for numa área ambiental, já vai ter lá o nosso grupo de brigadistas para dar o nosso primeiro socorro."
O MapBiomas revela que o mês de agosto responde por quase metade 49% da área queimada no Brasil desde janeiro deste ano, com 5,65 milhões de hectares queimados. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.