Senado aprova semana cultural nas escolas
O Senado Federal aprovou o PL 1.825/2023, que institui a Semana Cultural Interescolar em escolas de ensino fundamental e médio, a ser realizada anualmente em outubro. A iniciativa tem o objetivo de integrar pais, alunos e comunidade, incentivando a participação de artistas e valorizando a cultura na educação. A relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), destacou o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O texto segue para sanção presidencial.
Transcrição
O SENADO FEDERAL APROVOU, NESTA TERÇA-FEIRA, A PROPOSTA QUE INSTITUI A SEMANA CULTURAL INTERESCOLAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO PAÍS.
A INICIATIVA BUSCA DIVERSIFICARA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E INCREMENTAR O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS. A REPORTAGEM É DE LAÍS NOGUEIRA:
A Semana Cultural Interescolar será aberta à participação dos pais dos alunos e da comunidade em geral. A iniciativa, do deputado Rodrigo Gambale, do Podemos de São Paulo, incentiva a participação voluntária de artistas e outros representantes da cultura popular nas atividades do evento, para promover uma experiência educativa que vá além do currículo tradicional.
A relatora, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, ressaltou que a proposta fortalece o vínculo entre escola e comunidade, o que está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação:
[sen. Damares Alves] "Ao envolver as famílias nas atividades escolares, promove-se um maior engajamento dos pais no processo educacional de seus filhos, fortalecendo o vínculo familiar e a comunicação entre escola e comunidade. Isso está em consonância com a LDB, que reconhece a família como colaboradora essencial no processo de educação."
Pelo projeto, a Semana Cultural Interescolar acontecerá anualmente no mês de outubro. O texto segue para sanção presidencial. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira.