Prorrogado por 70 dias funcionamento da Subcomissão de Ativos Ambientais
A Comissão de Meio Ambiente aprovou um pedido do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) para prorrogar o funcionamento da Subcomissão Temporária para Discutir e Analisar o Mercado de Ativos Ambientais Brasileiros. Instalado em março deste ano, o colegiado vai ao final dos trabalhos propor medidas regulatórias, incentivos econômicos e boas práticas para impulsionar o mercado de ativos ambientais brasileiros, um tema que ganha cada vez mais destaque nas discussões sobre sustentabilidade, segundo Kajuru.
Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU A PRORROGAÇÃO DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE ATIVOS AMBIENTAIS BRASILEIROS.
COM ISSO, O COLEGIADO FUNCIONARÁ POR MAIS 70 DIAS. REPÓRTER CESAR MENDES.
A Subcomissão Temporária para Discutir e Analisar o Mercado de Ativos Ambientais Brasileiros foi instalada em março deste ano com a previsão de funcionar ao longo de 90 dias. Autor do pedido de criação do colegiado, Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, explicou que os ativos ambientais, como os créditos de carbono, os serviços ecossistêmicos e os direitos de uso sustentável de recursos naturais, ganham cada vez mais destaque nas discussões internacionais relacionadas com sustentabilidade. O senador defende uma postura mais proativa do Senado na elaboração de políticas públicas relacionadas com esse mercado emergente para promover o desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental.
(senador Jorge Kajuru) '' O principal objetivo do Colegiado é discutir e propor medidas regulatórias, incentivos econômicos e boas práticas para impulsionar esse mercado de ativos ambientais brasileiros e, ao mesmo tempo, promover a gestão sustentável dos recursos naturais, a preservação ambiental, a conservação da biodiversidade e a proteção do regime climático.''
Quatro reuniões já foram realizadas desde a instalação da subcomissão, duas delas no formato de audiência pública. O requerimento de Jorge Kajuru aprovado pela Comissão de Meio Ambiente determinou a prorrogação do funcionamento da subcomissão por mais 70 dias. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.