Senado 200 Anos: lançado jogo de tabuleiro para jovens
O Senado lançou "Eleitos: o Jogo da Democracia" em comemoração aos seus 200 anos. Cerca de dois mil exemplares do jogo de tabuleiro, que ensina sobre o Legislativo e explora aspectos da democracia brasileira, serão distribuído para escolas públicas, com prioridade para as que participam do Programa Jovem Senador. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lançou o jogo na quarta-feira (7), durante sessão do Plenário, destacando a importância do projeto desenvolvido pelos servidores da Casa.
Transcrição
“ELEITOS: O JOGO DA DEMOCRACIA” FOI LANÇADO NO PLENÁRIO DO SENADO EM MAIS UMA AÇÃO COMEMORATIVA DOS DUZENTOS ANOS DO SENADO.
A INICIATIVA PROMETE LEVAR O TEMA DA DEMOCRACIA PARA AS SALAS DE AULA DE TODO O BRASIL. O REPÓRTER PAULO BARREIRA TEM OS DETALHES:
“Eleitos: O Jogo da Democracia” é um jogo de tabuleiro com uma série de desafios baseados nos direitos e deveres constitucionais, na história e na cultura do nosso país. Com perguntas e situações que envolvem estratégia e negociação, ao final de cada partida, espera-se que os jogadores estejam mais conscientes de seu papel como cidadãos.
O jogo foi lançado durante sessão do plenário do Senado na última quarta-feira, 7 de agosto, e é uma das iniciativas em comemoração ao bicentenário da Casa legislativa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que o jogo será distribuído para as escolas do país:
(Rodrigo Pacheco) “É uma iniciativa que deve ser reconhecida e valorizada, e que integra as comemorações de 200 anos do Senado, de maneira muito inteligente. Esse jogo da democracia vai ser encaminhado a todas às escolas que assim o desejarem, que participam do programa Jovem Senador.”
A criação do "jogo da democracia" foi um desafio proposto aos servidores do Senado. A ideia era criar algo que celebrasse o bicentenário e, também, pudesse deixar um legado educativo. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, explica que o jogo promove a construção do diálogo e a tomada de decisões, essenciais para a vida pública:
(Ilana Trombka) “O jogo traz essa ideia de participação, de decisão, de processo decisório, traz a ideia de diálogo, que acontece todos os dias no Senado Federal, no plenário, nas comissões, e que na verdade acontece todo dia em muitos lugares. Então, esse exercício é um exercício que serve para a política partidária, para tomada de decisão no Senado Federal e serve para todos os lugares.”
O assessor técnico da Secretaria de Comunicação do Senado, Valter Rosa, foi o idealizador do jogo:
(Valter Rosa) “Eu propus um jogo que começa em uma escola e é um percurso até chegar ao Congresso Nacional, ao prédio do Senado Federal. Quis mostrar que o Senado é a casa de todos e qualquer pessoa pode ser eleita e contribuir para melhorar a vida de brasileiros e brasileiras, de todos cidadãos, por meio de projetos de leis e políticas públicas.
Cerca de duas mil unidades do jogo serão distribuídas, com prioridade para escolas públicas que já participam do Programa Jovem Senador. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Paulo Barreira.