Plenário ratifica acordo comercial entre Brasil e Catar
O projeto de decreto legislativo (PDL 464/2022) que trata do Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre o Brasil e o Catar foi aprovado em Plenário e segue para promulgação. O parecer do senador Esperidião Amin (PP-SC) na Comissão de Relações Exteriores (CRE) ressaltou a oportunidade de desenvolvimento das relações bilaterais.
Transcrição
ACORDO DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA E COMERCIAL ENTRE BRASIL E CATAR TEM TEXTO APROVADO PELO SENADO.
PARTICIPAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL É FORMALIDADE NECESSÁRIA PARA CONVÊNIO QUE PROMOVE RELAÇÕES BILATERAIS. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO:
Os senadores acolheram em Plenário projeto de decreto legislativo que aprova o texto do Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre Brasil e Catar. A proposta, que recebeu parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores assinado pelo senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, trata de convênio econômico e comercial padrão que o Brasil celebra com diversos países para promover as relações econômicas e comerciais bilaterais. O senador detalhou aspectos importantes relacionados ao acordo:
(sen. Esperidião Amin) "O principal dispositivo do acordo é o que trata da criação de um grupo de trabalho sobre cooperação econômica e comercial, mecanismo que deverá cuidar da implementação dos termos do acordo e prospecção de novas oportunidades. Estamos certos de que o acordo constituirá marco jurídico relevante para o desenvolvimento das relações econômicas entre Brasil e Catar."
A proposta agora segue para promulgação. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.