Jovem Senador 2024: conheça os presidentes de cada comissão
As atividade do programa Jovem Senadores começaram nesta segunda-feira (5). Além de tomar posse no cargo de "Jovem Senador 2024", os estudantes que participam do programa de vivência legislativa do Senado escolheram os presidentes das comissões temáticas. São três colegiados: o de Cidadania; o de Educação; e o de Saúde e Meio Ambiente.
Transcrição
ALÉM DE TOMAR POSSE NO CARGO DE "JOVEM SENADOR 2024", OS ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE VIVÊNCIA LEGISLATIVA DO SENADO ESCOLHERAM, NESTA SEGUNDA-FEIRA, OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES TEMÁTICAS.
SÃO TRÊS COLEGIADOS: O DE CIDADANIA; O DE EDUCAÇÃO; E O DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE. REPÓRTER JÚLIA LOPES:
No primeiro dia de vivência legislativa, os jovens senadores de 2024 foram divididos em três comissões, cada uma com nove integrantes. Cada comissão leva o nome de um patrono: Sobral Pinto, que trata de Cidadania; Cecília Meireles, que se dedica à Educação; e Nísia Floresta, que aborda Saúde e Meio Ambiente.
Nesses colegiados, os estudantes vão apresentar e debater ideias que poderão se transformar em projetos de lei para serem votados no plenário do Senado, na sexta-feira.
Foram eleitos, nesta segunda-feira, os presidentes e vice-presidentes de cada comissão. A de Cidadania elegeu como presidente a jovem senadora do Paraná, Brenda Munis; e, como vice, a representante do Distrito Federal, Emanuelle Lana.
Brenda Munis contou que seu objetivo é desenvolver projetos que integrem todos os estudantes:
(Brenda Munis - jovem senadora PR) "Comissão de cidadania, que é um tema muito abrangente, também, e eu espero poder ajudar a integrar todos os estudantes de baixa renda, estudantes negros, estudantes de comunidades minoritárias, para ter acesso à educação, saúde e qualquer área ligada à cidadania."
Na Comissão de Educação, a vice-presidência ficou com o jovem senador de Sergipe, Andrew Pinheiro; e a presidência, com o representante do Amapá, Gabriel Oliveira, para quem a educação é algo revolucionário:
(Gabriel Oliveira - jovem senador AP) "A honra de ser o presidente da comissão, Cecília Meirelles, é imensa. Estamos falando de educação, né? Um assunto sensível, mas quando é bastido com cuidado e clareza, honestidade e compromisso, se torna algo revolucionário, como todos sabemos como ela é, né?"
O jovem senador do Pará, Renan Bastos, é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. A vice é Gabriela Oliveira, de Pernambuco.
Renan Bastos diz que, como um jovem da Amazônia, é importante debater esse tema:
(Renan Bastos - jovem senador PA) "As minhas expectativas são as melhores possíveis, porque como um jovem amazônida, um jovem do interior do Pará, um comunicador popular da minha região, é muito importante estar presente nesses diálogos, nesses debates, em um cargo tão importante de uma comissão dentro do Senado Federal. Então, tendo as melhores expectativas."
O estudantes também participaram da abertura da exposição que mostra as redações feitas por eles no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador. O tema deste ano foi o bicentenário do Senado. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, e Júlia Lopes.