Novas vozes no Senado: Jovem Senador 2024
Entre os dias 05 a 09 de agosto, será realizado o Programa Jovem Senador 2024. A iniciativa selecionou 27 alunos de escolas públicas de todo o país para visitar o Senado Federal e simular por uma semana as atividades legislativas. O coordenador do programa, George Cardim, ressalta que este ano houve um recorde de inscrições e um esforço para garantir a participação das escolas gaúchas. As informações sobre a simulação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador.
Transcrição
UM ESTUDANTE DE CADA ESTADO FOI ESCOLHIDO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA JOVEM SENADOR.
DE 5 A 9 DE AGOSTO, ELES ESTARÃO EM BRASÍLIA, VIVENDO A ROTINA LEGISLATIVA E APRENDENDO SOBRE POLÍTICA NA PRÁTICA. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O Senado Federal vai realizar entre os dias 05 e 09 de agosto o Programa Jovem Senador. A iniciativa acontece desde 2010 e proporciona aos estudantes de ensino médio de escolas públicas conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. Entre os escolhidos, estão os autores das 27 melhores redações, que vão representar cada unidade da Federação. Este ano eles escreveram sobre “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. No Senado, cada aluno vai apresentar um ou mais temas que deseja discutir nas comissões como, por exemplo, educação, transporte e meio-ambiente. Os assuntos escolhidos poderão se transformar em sugestão de projeto de lei. O coordenador do programa, George Cardim, ressalta que este ano houve um recorde de inscrições.
"Nós tivemos uma participação recorde de 4.007 escolas e quase 172 mil alunos. Dos 27 estudantes vitoriosos, mais de 80% vieram do interior. Apenas 4 são de capitais. Eles representam um Brasil diverso, com sotaques diferentes, talentos, tradições, paisagens diferentes."
A programação inclui visitas a gabinetes, exposições, audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pesquisa em arquivos históricos, como a Lei Áurea. Nesta edição, George Cardim lembra que houve um esforço conjunto do Senado para garantir a participação dos alunos gaúchos, afetados pelas enchentes.
"Uma coisa que nos deixou muito felizes aqui na organização foi garantir a presença da estudante do Rio Grande do Sul, que foi a vencedora. Diante dessa tragédia climática que a gente acompanhou, a gente do Programa Jovem Senador, Senado Federal, se aliou à Secretaria de Educação do Estado para assegurar a participação das alunas e dos alunos das escolas públicas estaduais gaúchas."
Os projetos aprovados no Programa Jovem Senador poderão se transformar em propostas legislativas se aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.