Conselho de Comunicação Social do Congresso debaterá uso da I.A. nas eleições
O Conselho de Comunicação Social do Congresso terá uma audiência pública na segunda-feira (5) para debater a regulação das redes sociais e inteligência artificial no processo eleitoral brasileiro, em vista as eleições municipais de outubro. O tema já foi objeto da Comissão de Defesa e Democracia, que tratou do assunto em junho deste ano, ao lado de representantes das redes sociais.
Transcrição
COM A PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO, O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO SE TORNA ASSUNTO INCONTORNÁVEL NO PARLAMENTO BRASILEIRO.
O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO PROMOVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ASSUNTO NA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER MARINA DANTAS:
O uso da Inteligência Artificial no Brasil é tema recorrente nos debates do Senado. Com a proximidade das eleições municipais, o Conselho de Comunicação Social do Congresso decidiu promover um debate sobre regulação das redes e o uso da I. A. nas campanhas eleitorais. Foram convidados o advogado especialista em Direito Digital, Fabrício Alves; a doutora em Direito Administrativo, Marilda Silveira; e a diretora de Promoção da Liberdade de Expressão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Samara Castro.
Em junho deste ano, uma audiência na Comissão de Defesa da Democracia também tratou do assunto. Na oportunidade, a senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, comentou a dificuldade de se regulamentar o uso de uma tecnologia tão nova e com tantos impactos na vida em sociedade:
(sen. Teresa Leitão): “Um tema dessa proporção, achamos que deve ser enfrentado sob diversos ângulos, de maneira multidimensional, uma vez que envolve a elaboração de regras e regulamentos específicos, mas também o entendimento do potencial da Inteligência Artificial e o desenvolvimento de ferramentas de combate à notícias falsas.”
O debate do Conselho de Comunicação Social do Congresso sobre regulação das redes e o uso da inteligência artificial no contexto das eleições está marcado para as nove e meia da manhã desta segunda, cinco de agosto. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.