CAE aprova prorrogação de pagamento de empréstimos para produtores rurais atingidos por calamidades climáticas — Rádio Senado
Projeto

CAE aprova prorrogação de pagamento de empréstimos para produtores rurais atingidos por calamidades climáticas

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovouo projeto (PL 397/2024) que autoriza a prorrogação de empréstimos de crédito rural em municípios atingidos por calamidades climáticas. O autor, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), diz que os pequenos produtores rurais de o todo o país estão desesperados com os eventos climáticos extremos. Se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, a proposta já aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária segue para a análise da Câmara dos Deputados.

04/07/2024, 12h57 - ATUALIZADO EM 04/07/2024, 12h57
Duração de áudio: 01:20
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU O PROJETO QUE AUTORIZA A PRORROGAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS DE CRÉDITO RURAL EM MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR CALAMIDADES CLIMÁTICAS. SE NÃO HOUVER RECURSO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO, A PROPOSTA JÁ APROVADA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o projeto de lei que autoriza a prorrogação, por 48 meses, das parcelas vencidas e vincendas, dos financiamentos rurais de produtores de municípios que passaram por situação de calamidade pública ou de emergência, como enchentes ou secas. O autor, Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, diz que os pequenos produtores rurais de seu estado e todo o País estão desesperados com esses eventos climáticos extremos. Vai valer para qualquer região do Brasil, mas Roraima foi afetada duas vezes pela seca, com a estiagem prolongada, e pela praga da lagarta, que destruiu toda a pastagem. Quando o pequeno produtor viu chegar a chuva, nasceu nele uma esperança: a esperança de que, com a chuva chegando, o pasto ia rejuvenescer, mas essa chuva chegou junto com a lagarta, destruiu a pastagem e hoje estamos em desespero. A autorização da prorrogação dos financiamentos rurais valerá para lugares com situação de emergência ou de calamidade reconhecida em ato oficial de município, estado ou do Governo Federal, e para as contratações de crédito realizadas entre 2022 a 2024. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00