Criação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondonópolis
O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), e tem o intuito de oferecer serviços de assistência à saúde da população e proporcionar aos estudantes da área da saúde estágios, pesquisa e extensão universitária. O PL 1972/2024 aguarda distribuição para as comissões.

Transcrição
O SENADO ANALISARÁ UM PROJETO QUE AUTORIZA O GOVERNO FEDERAL A CRIAR O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS, NO ESTADO DE MATO GROSSO.
A INTENÇÃO É MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DO SUL E DO SUDESTE DO ESTADO, ALÉM DE OFERECER OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. A REPORTAGEM É DE JÚLIA LOPES:
O projeto de lei autoriza o governo a construir o Hospital da Universidade Federal de Rondonópolis, em Mato Grosso, com o objetivo tanto de oferecer estágios, oportunidades de pesquisa e extensão universitária para os estudantes da área da saúde; quanto de melhorar os serviços prestados pela rede pública de Saúde à população das regiões sul e sudeste do estado. O autor da proposta, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, estima que aproximadamente 800 mil pessoas serão beneficiadas:
(sen. Wellington Fagundes ) "Com foco no ensino, na pesquisa, na melhor qualidade de atendimento dos SUS, na formação dos nossos profissionais que atenderão em toda a área de saúde. Isso vai atender toda a região sudeste de Mato Grosso, parte do Mato Grosso do Sul, que pode atender aproximadamente 700, 800 mil pessoas. Fundamental, uma região como essa, vasta, até tenha o seu hospital universitário, até porque também isso será transformado, então repito aqui, como hospital universitário, regional, que é o característico estadual e municipal."
A construção do Hospital da Universidade Federal de Rondonópolis vai depender do Orçamento da União, assim como da criação dos cargos necessários para seu funcionamento. O projeto será analisado pelas comissões do Senado. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.