Durante Marcha dos Prefeitos, Rodrigo Pacheco defende diálogo com munícipios
A XXV Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios está esta semana em Brasília. Neste ano o movimento traz o tema "Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida". O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que participou da abertura da Marcha, disse que o papel do Congresso é ouvir e respeitar os prefeitos, como autoridades que representam a população brasileira, independente de partido.
Transcrição
A VIGÉSIMA QUINTA MARCHA DOS PREFEITOS EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS, ESTÁ ESTA SEMANA EM BRASÍLIA. NESTE ANO O MOVIMENTO TRAZ O TEMA "PACTO FEDERATIVO: UM OLHAR PARA A POPULAÇÃO DESPROTEGIDA". AO DESTACAR A RELEVÂNCIA DO EVENTO, O SENADOR BETO FARO, DO PT DO PARÁ, AFIRMOU QUE OS PREFEITOS ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DOS ANSEIOS E NECESSIDADES DA POPULAÇÃO E QUE É PRECISO OUVI-LOS EM MOMENTOS DE GRANDES DECISÕES PARA O PAÍS.
NA MESMA LINHA, O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, QUE TAMBÉM PARTICIPOU DA ABERTURA DA MARCHA, DISSE QUE O PAPEL DO CONGRESSO É OUVIR E RESPEITAR OS PREFEITOS, COMO AUTORIDADES QUE REPRESENTAM A POPULAÇÃO BRASILEIRA, INDEPENDENTE DE PARTIDO.
"A união é uma ficção, o município é uma realidade, onde as pessoas residem. E o que é o Brasil se não a soma de todos esses municípios, mais de 5 mil municípios brasileiros? Então, o meu compromisso irrestrito, como é o compromisso do presidente Arthur Lira, de termos um Congresso Nacional aberto às reivindicações dos municípios, num exercício que ora é de sim, ora é de não. Mas é sempre um exercício de muita compreensão sobre a dificuldade de vocês e, sobretudo, de muito respeito ao que cada um de senhoras e senhores representam para o povo brasileiro".